segunda-feira, 12 de novembro de 2007

O LADO AVESSO DA COMUNICAÇÃO

Thaíla Correia
Making off da H2OH

O Programa Avesso mostra, desde 1999, os bastidores da comunicação, permitindo que os telespectadores/internautas conheçam esse ramo. De cunho independente, o programa, é dirigido pelos irmãos Rosaura e Dimas Pessetti, que fazem, juntos, a produção, edição, finalização, exibição e comercialização. O programa pode ser visto pelo site www.avesso.com.br, por universidades e mídia indoor que atuam em circuitos fechados. Tudo isso porque a TV Avesso é uma TV interativa, que permite ao internauta comentários, sugestões e ainda o envio de making off, exibido no site, após autorização de exibição, veiculação e inserção do filme pelo criador.

O programa tem duração de três minutos, é factual, com linguagem ágil e moderna. Entre os produzidos e exibidos são anunciados nomes como Unilever, HSBC, Pepsi e Visa. A produção é feita pela Pset Produções, que está sempre antenada em novas tecnologias e no futuro da comunicação. Além disso, a Pset criou modelo de negócio diferenciado, que permite produção e exibição gratuitas do produto.
Entre os parceiros estão o Portal iG, Fly TV, ACT! Canais Indoor, Voxnews, Aberje, Tudo COM, Mundo do Marketing, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Marketing.com, Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC), Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), You Tube, My Space e Ezzato. Com a popularização da internet, o Programa Avesso, baseado no fenômeno da Cauda Longa (venda para nichos, onde 20% de produtos faturam 80%) passou a ter um número maior de exibidores.

“Como o nosso conteúdo é distri-buído em locais em que há grande circulação de pessoas e em outros sites, não temos como precisar o número exato de pessoas atingidas, mas sabemos que atinge muitas pessoas”, disse a assessora de Imprensa da Pset Produções, Tatiana Santiago. Mesmo sem noção de audiência, hoje, os internautas/telespectadores têm resposta positiva, pois o programa mostra um lado pouco divulgado no país, além de ações de comunicação, disse Salgado.

Cerca de 30 pessoas fazem o programa, entre jornalistas, editores de imagem, produtores, videógrafos, etc. A produção começa no atendimento feito por publicitários, depois é feita a pauta, reunião de briefing, a gravação, edição e finalização. Os temas variam entre as grandes produções feitas pelos anunciantes, nas áreas de Comunicação, Esporte ou Cultura.

www.revistapronews.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

Cria Solução contrata para atendimento comercial

Rafael Guinalz acaba de entrar para a equipe da Cria Solução, agência de promoções e eventos do mercado, onde vai atuar como atendimento comercial. Guinalz já passou pela Miksom e pela TV1 Eventos, onde ficou por seis anos.

www.meioemensagem.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

Ogilvy inaugura função de head of art

Agência contrata o diretor de arte Denis Kakazo (ex-DM9DDB) para inaugurar o posto

Alexandre Zaghi Lemos

12/11 - 14:01

Há três meses no cargo de vice-presidente nacional de criação da Ogilvy & Mather, Anselmo Ramos começa a implementar seu estilo de liderança. Entre contratações e promoções, ele está instituindo uma nova função, importada das agências européias, mais comumente presente nas inglesas. Trata-se do head of art, o profissional responsável pela qualidade final dos layouts das campanhas impressas ou eletrônicas.

"É como se fosse o diretor de criação dos diretores de arte. Na publicidade inglesa eles dedicam muito tempo a melhorar o produto final", resume Ramos, que diz ter comprovado de perto a eficácia da função nos últimos 12 anos, período em que atuou em agências de Portugal, Espanha e Estados Unidos. Seu objetivo é que o head of art, entre outras atividades, questione a tipografia usada nos anúncios e não deixe que as campanhas da equipe tenham todas a mesma cara. "A Ogilvy é uma multinacional aberta a modelos diferentes dos praticados no mercado brasileiro e com os quais estão acostumados os nossos clientes internacionais. Esse cenário facilita iniciativas como esta", sustenta Ramos.

Para inaugurar o posto, ele contratou o diretor de arte Denis Kakazo, com quem duplou nos anos 90 na Colucci. "A idéia de manter um head of art na equipe é bem moderna para os padrões da publicidade nacional. Vou continuar atuando em dupla e, paralelamente, ajudar a melhorar o trabalho criativo da agência", salienta Kakazo.

Depois de começar sua carreira na Colucci, o diretor de arte passou pelas equipes da DPZ, Talent, Y&R, Publicis e Neogama/BBH. Há um ano e meio estava no time da DM9DDB, criando para clientes como Guaraná Antarctica, Itaú, Bohemia, J&J e Honda Motos.

Outras mudanças já empreendidas por Ramos na criação da Ogilvy foram as contratações de quatro criativos e um remanejamento em uma das direções da área. Chegam à equipe Bruno Ribeiro (ex-Leo Burnett Portugal), Fabio Barbato (ex-Loducca) e a dupla Marcelo Padoca e Fernando Reis (ambos ex-McCann Erickson). Além disso, com a recente saída de Martan Neto, Rubens Filho foi promovido a diretor de criação, função também exercida por Amaury Bali Terçarolli (contratado no início do ano) e Virgílio Neves (há mais de dez anos na casa).

www.meioemensagem.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

Desenbahia anuncia linha de crédito para transporte escolar rural


» Os municípios têm até o dia 20 de novembro para solicitar o financiamento

Caminho da Escola é novo programa de crédito da Desenbahia – Agência de Fomento do Estado da Bahia. O objetivo é financiar a renovação e ampliação da frota de veículos de transporte escolar dos estudantes da educação básica da zona rural dos municípios baianos. Todas as prefeituras poderão ser beneficiadas com o apoio financeiro da Desenbahia.

O programa vai financiar ônibus escolares com capacidade de 23, 31 e 44 passageiros e também embarcações marítimas ou fluviais com capacidade de 20 ou 35 passageiros. Os recursos originam-se de repasses do BNDES, através do FNDE, que tem R$ 300 milhões disponíveis.

O presidente da Desenbahia, Luiz Alberto Petitinga, orienta os representantes municipais a fazerem contato com a Central de Relacionamento com Clientes ou diretamente com a Diretoria de Operações da agência para se inteirarem das exigências legais de documentação. O contato pode ser feito através do telefone 0800 285 1626 (ligação gratuita).

Petitinga adiantou que o programa pode financiar até 100% do valor dos veículos, com prazo de até 72 meses, com seis meses de carência. Os juros são de 4% ao ano mais a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo). A exigência é que os ônibus ou barcos sejam exclusivamente para transporte dos alunos da rede básica municipal rural.

Os municípios interessados devem fazer contato imediatamente com a Desenbahia, pois existe um prazo até o dia 20 de novembro para que seja apresentado o Termo de Adesão ao programa Caminho da Escola.

desenbahia.ba.gov.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

Desenbahia dialoga com empresários paulistas

Apresentar o produto Bahia ao empresariado paulista. Esse é o objetivo de um esforço do governo baiano, através das secretarias de Indústria, Comércio e Mineração (SICM) e Planejamento (Seplan), juntamente com as Federações das Indústrias dos Estados de São Paulo (Fiesp) e Bahia (Fieb) que acontece na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que acontece na sede da Fiesp, entre os dias 2 e 11 de novembro. O evento, que recebeu o nome de “Bahia: Abrindo as Velas do Saveiro – Oportunidades de Investimentos, Negócios e Parcerias”, conta com a presença do governador Jaques Wagner.

Nos dias 2, 3 e 4 haverá uma exposição de imagens sobre a Bahia no foyer da federação paulista, que prossegue até o dia 11. A abertura oficial será realizada no dia 5, às 19 horas, no auditório da Fiesp, com a presença do governador da Bahia, do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Jorge Lins Freire, e uma comitiva de secretários baianos, além de dirigentes de empresas públicas, inclusive o presidente da Desenbahia, Luiz Alberto Petitinga.

desenbahia.ba.gov.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre