sábado, 10 de novembro de 2007

Spot debate o marketing de relacionamento

Programa recebe José Ricardo Afonso de Souza, da Fortis It Consulting

O programa Spot – Memória e Atualidade do Mercado Publicitário – do próximo domingo (11) recebe o sócio-fundador da Fortis It Consulting, José Ricardo Afonso de Souza. O programa vai ao ar às 20h30, com reapresentação na segunda-feira no mesmo horário e na quarta-feira, às 12h30, pelo Canal São Paulo (18 da TVA). Utilizando as ferramentas de DataBaseMarketing e Web, a agência, especializada em marketing de relacionamento, tem entre seus clientes empresas como Ambev, Natura e Sul América Seguros. Para José Ricardo, o relacionamento é alma do negócio.

www.propmark.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

Abap aponta mercado de R$ 54 bilhões

IBGE mostra que indústria da comunicação paga R$ 6,8 bi em salários

atualizado às 17h23

Novos números da Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) apurados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram crescimento de quase 40% no mercado de comunicação. O último dado (2005) é de que o setor movimenta mais de R$ 54 bilhões, diante dos R$ 39 bi que faturou em 2003. Outra novidade no detalhamento da pesquisa informada pela Abap e ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) é que a indústria possui aproximadamente 106 mil empresas, emprega 640 mil pessoas e remunera com salários e obrigações R$ 6,8 bilhões por ano. O número de agências de publicidade está em torno de 15 mil, as empresas correlatas (promoções, marketing direto, etc) chegam a 8.850 e as de pesquisa são hoje quase 1.700. Antes do convênio firmado entre Abap e Ibope, a entidade só tinha números informais sobre o mercado. Os números informados são brutos e ainda dependem de um detalhamento final. Em dezembro, Abap, ESPM e IBGE apresentarão o estudo com tratamento definitivo.

www.propmark.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

Leo Burnett reúne criação mundial em Salvador

Capital baiana recebe cerca de 40 líderes criativos de todos dos principais escritórios da rede para avaliar qualidade dos trabalhos do último trimestre

Robert Galbraith, de Salvador

09/11 - 14:51

A Leo Burnett deu início esta semana, em Salvador, à última rodada de seu Global Product Committee (GPC), reunião trimestral entre os principais profissionais de criação da Leo Burnett para avaliar a qualidade dos trabalhos da rede. Realizada desde 1984, é a segunda vez que o Brasil recebe a reunião que vai até a próxima quinta-feira, dia 13. Além dos anfitriões Renato Lóes, presidenteda Leo Burnett no Brasil e Ruy Lindenbergh, vice-presidente de criação, estão presentes ao encontro realizado no Convento do Carmo o presidente mundial de criação da Leo Burnet, o inglês Mark Tutssel e o presidente para a América Latina, o espanhol Miguel Angel Furones, que juntos comandam os trabalhos entre 40 dos principais criativos da rede, dos quais a maior parte faz sua primeira visita ao Brasil.

Além de discutir a eficiência dos trabalhos, um dos objetivos do GPC é padronizaro processo criativo da rede dando notas a todos os trabalhos apresentadosnuma escala de 0 a 10. Até o momento, a maior nota alcançada nos trabalhos analisados nestas quinta e sexta-feira foi um 8 (grande idéia) para um outdoor criado parao McDonald's nos EUA para anunciar as variedades de saladas. Ele é feito de terra com hortaliças que crescem formando as palavras 'Fresh Salads' (saladas frescas), que Tutssel garante ter imenso potencial de prêmios para a temporada de festivais em 2008. "Qualquer trabalho nosso que alcance uma nota 7,5 certamente vencerá em Cannes, no Clio ou no One Show", afirma.

Tutssel explica que as notas 9 e 10 são raríssimas, tendo sido alcançadas em pouquíssimas ocasiões. Após a semana de discussões, um relatório com as conclusões sobre o encontro e as notas que cada trabalho apresentado estará disponível para a leitura dos cerca de oito mil funcionários dos 94 escritórios da rede em todo mundo.

www.meioemensagem.com.br


Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

Revista MTV será descontinuada

Última edição será publicada em dezembro; 'motivos estratégicos' levaram emissora à tomar tal decisão

Renato Pezzotti - Atualizada às 16h43

09/11 - 12:16

A revista MTV, nascida em 2000 e que estava na sua edição nº 78, será descontinuada. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da emissora, que faz parte do Grupo Abril. Os profissionais que atuam na publicação foram avisados há três dias que a revista deixará de ser publicada. A edição de novembro contou com 43 de suas 124 páginas dedicadas à publicidade. Segundo dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC), a edição de junho da revista contou com 14.539 exemplares.

"Estratégia"

A publicação deixou de circular em banca em abril do ano passado, sendo enviada somente para assinantes. À época, os leitores receberam 'de presente', o 'Caderno Virtual Temático', uma vitrine da revista na internet, com conteúdo exclusivo. Ao mesmo tempo, a publicação acertou uma parceria com a Burti Soluções para segmentar seus leitores, possibilitando ao mercado anunciante uma maneira diferente de atingir seu público-alvo.

Agora por 'motivos estratégicos', ela deixa de existir. Segundo apurado pela reportagem de M&Monline, outros projetos da emissora devem ser atingidos por tais mudanças de estratégia que acontecem desde 2006 - em dezembro do ano passado, a MTV 'aboliu' o videoclipe de sua programação, aposentando programas que só passavam este tipo de produção, como o Disk MTV ou o Chapa Coco. Tal informação não foi confirmada pela assessoria do canal.

"Investimento em digital"

Segundo Zé Wilson Fonseca, o fechamento da revista acontece num momento de transição dos recursos para o digital. "Vamos investir cerca de US$ 17 milhões na operação de TV digital", conta Fonseca. "A estratégia é desenhada no sentido de oferecer novidades para o público-alvo", completa.

Em entrevista, o executivo ainda citou a transição de transmissão dos clipes da TV para a internet. "No ano passado, a MTV foi criticada por retirar parte dos videoclipes da programação e, com o aumento de sua audiência, provou que estava certa. Além disso, o nosso canal online, o MTV Overdrive, é o segundo mais acessado entre todos das emissoras do mundo entre", explicou Fonseca.

www.meioemensagem.com.br


Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

Paulo Giovanni anuncia saída da Giovanni+DraftFCB

Chairman da agência que fundou em 1973 irá dedicar-se agora a outras empresas das quais é sócio na área de promoção e ponto-de-venda

Regina Augusto

09/11 - 16:09

Paulo Giovanni está se delisgando da Giovanni+DraftFCB. Funcionários e clientes da agência estão sendo comunicados hoje da decisão. O empresário, que fundou a agência há 34 anos, continuará colaborando com a empresa em 2008 e seu deligamento será gradual ao longo dos próximos seis meses. A idéia de Giovanni agora é dedicar-se mais às outras empresas das quais é sócio como a Mix, de marketing promocional, e a PopTrade, de merchandising e ativação de marca.

O cargo de chairman que ocupava deixa de existir e o comando da Giovanni+DraftFCB continua sendo compartilhado pelos co-presidentes Aurélio Lopes e Adilson Xavier. A marca Giovanni irá permanecer na denominação da agência.


www.meioemensagem.com.br


Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Estudo revela melhor condição de vida dos brasileiros

Habitação, saúde, vestuário, alimentação fora do lar e lazer foram os setores que mais cresceram entre os gastos no País

Fábio Suzuki

08/11 - 14:12

Especializado em pesquisas de consumo domiciliar na América Latina, a LatinPanel divulgou nesta quinta-feira, 8, o estudo 'Mais Consumo, Maior Condição de Vida' que traça o perfil orçamentário das famílias em todo o País. Realizado pelo terceiro ano consecutivo, o trabalho revelou um ano de aumento de gastos por parte dos brasileiros que incidem em uma melhora nas condições de vida das pessoas. O fato é decorrente do aquecimento da economia, da diminuição do desemprego e da melhora da renda familiar.

"Não é um dado pontual, é uma tendência da sociedade verificada nesses três anos. A busca pela conveniência e praticidade têm falado mais alto nesse momento", comenta Margareth Utimura, diretora de atendimento e inovação da LatinPanel Brasil.

A melhora das condições de vida dos brasileiros pode ser verificada no crescimento dos gatos anuais em habitação (9%), saúde (8%), vestuário (11%), alimentação fora do lar (8%) e lazer (7%). Na contramão dessa tendência, está o consumo dentro das casas, que teve redução de 11% na comparação com o ano passado.

A pesquisa ouviu 8,2 mil domicílios e 24 mil pessoas de diferentes classes sociais em todas as regiões brasileiras.



www.meioemensagem.com.br


Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

Otávio Martins deixa Lew'Lara

Departamento de mídia da agência será comandado por Adão Casares e Luís Ritton

Regina Augusto

08/11 - 16:36

Otávio Martins deixa a equipe da Lew'Lara, cerca de seis meses após assumir a direção de mídia da agência. O publicitário, agora, deverá se dedicar a projetos pessoais. O cargo não terá substituto e o departamento de mídia será comandado por Adão Casares e Luís Ritton. Segundo Márcio Oliveira, vice-presidente de operações da agência, salienta que a saída de Martins nada tem a ver com o processo de negociação de compra da Lew'Lara pela TBWA.


www.meioemensagem.com.br
Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

11º Prêmio de Propaganda O Globo anuncia finalistas

Foram anunciados nesta quinta-feira, 8, os finalistas da 11ª edição do Prêmio de Propagando O Globo. Confira a relação abaixo:

GP MELHOR APROVEITAMENTO DO MEIO JORNAL

Título: A Claro está mais perto de você
Agência: F/NAZCA S&S
Anunciante: Claro

Título: Buá
Agência: Publicis Brasil
Anunciante: Chevrolet

Título: Capacho
Agência: Publicis Brasil
Anunciante: Brascan

Título: Cirque Du Soleil 1
Agência: Domus Publicidade
Anunciante: t4f entretenimento

Título: Cirque Du Soleil 2
Agência: Domus Publicidade
Anunciante: t4f entretenimento

Título: Cirque Du Soleil 3
Agência: Domus Publicidade
Anunciante: t4f entretenimento

Título: Cirque Du soleil 4
Agência: Domus Publicidade
Anunciante: t4f entretenimentos/a

Título: Cirque Du Soleil 5
Agência: Domus Publicidade
Anunciante: t4f entretenimento

Título: De repente todas as outras notícias...
Agência: JWT
Anunciante: BarraShopping

Título: Dominó
Agência: Publicis Brasil
Anunciante: Chevrolet

Título: Escada
Agência: Mccann-Erickson
Anunciante: Senac

Título: Escada rolante
Agência: Mccann-Erickson
Anunciante: Senac

Título: Indicador financeiro
Agência: Giovanni+draftfcb
Anunciante: Fiat

Título: Lápis Vermelho
Agência: JWT
Anunciante: BarraShopping

Título: Onde tem brasileiro (mergulho)
Agência: F/NAZCA S&S
Anunciante: Unimed Rio

Título: Onde tem esporte (Salto)
Agência: F/NAZCA S&S
Anunciante: Unimed Rio

Título: Onde tem esporte brasileiro (trampolim)
Agência: F/NAZCA S&S
Anunciante: Unimed Rio

GP CASES DE RESULTADO

Título: Campanha Porte - anos 70
Agência: F/NAZCA S&S
Anunciante: Unimed Rio

Título: Campanha Porte - Crescer
Agência: F/NAZCA S&S
Anunciante: Unimed Rio

Título: Campanha Porte - Nascimento
Agência: F/NAZCA S&S
Anunciante: Unimed Rio

Título: Campanha Porte - Responsabilidade Social
Agência: F/NAZCA S&S
Anunciante: Unimed Rio

Título: Campanha Porte - Resultados
Agência: F/NAZCA S&S
Anunciante: Unimed Rio

Título: Capacho
Agência: Publicis Brasil
Anunciante: Brascan

Título: Consolidação da Comunicação Cultura Inglesa Projeto E-board 2007
Agência: Binder FC + M
Anunciante: Cultura Inglesa

Título: Consolidação da Comunicação Cultura Inglesa Projeto E-board 2007
Agência: Binder FC + M
Anunciante: Cultura Inglesa

Título: Consolidação da Comunicação Cultura Inglesa Projeto E-board 2007
Agência: Binder FC + M
Anunciante: Cultura Inglesa

Título: Consolidação da Comunicação Cultura Inglesa Projeto E-board 2007
Agência: Binder FC + M
Anunciante: Cultura Inglesa

Título: Diego Golden
Agência: Conexão Brasil
Anunciante: Golden Cross

Título: O que eu quero ser - 1
Agência: Ao Cubo
Anunciante: Associação Educacional Veiga de Almeida

Título: O que eu quero ser - 2
Agência: Ao Cubo
Anunciante: Associação Educacional Veiga de Almeida

Título: O que eu quero ser - 3
Agência: Ao Cubo
Anunciante: Associação Educacional Veiga de Almeida

Título: O que eu quero ser - 4
Agência: Ao Cubo
Anunciante: Associação Educacional Veiga de Almeida

Título: O que eu quero ser - 5
Agência: Ao Cubo
Anunciante: Associação Educacional Veiga de Almeida


www.meioemensagem.com.br
Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

Ministro Carlos Velloso participa de Painéis UNIFACS

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral, ministro aposentado Carlos Velloso, será o palestrante de mais uma edição do projeto "Painéis UNIFACS". O evento, que acontecerá no próximo dia 8 de novembro, às 19 horas, no auditório da Casa do Comércio, faz parte das comemorações pelos 35 anos da Universidade Salvador - UNIFACS e abordará o tema "Reforma Política: voto distrital e reforma partidária". O Painéis UNIFACS reúne a comunidade acadêmica e a sociedade para discutir temas relevantes da atualidade. De acordo com professor Adroaldo Leão, coordenador do curso de Direito, "o prestígio intelectual e a experiência profissional do jurista e ministro Carlos Velloso atraem a atenção dos baianos para um tema tão relevante e atual". A reforma política entrou na pauta das discussões nacionais após o STF decidir que os mandatos pertencem aos partidos e não aos políticos eleitos. A medida atinge deputados federais e estaduais e vereadores que trocaram de partido após o dia 27 de março deste ano.A decisão sobre a fidelidade partidária nas eleições proporcionais acelerou a discussão sobre a urgência da reforma política.Entre os temas em discussão no Congresso estão o fim da reeleição para Presidente da República, governadores e prefeitos; fim da substituição de senadores por suplentes sem votos; redução nos mandatos dos senadores e do Executivo e proibição de campanhas eleitorais por empresas, entre outras.
Foto: Divulgação
O palestrante - Mineiro de Entre Rios de Minas, o jurista Carlos Velloso exerceu por 17 anos a função de ministro do Supremo Tribunal Federal, maior corte do país, da qual foi presidente no período 1999/2001. Velloso também presidiu o Tribunal Superior Eleitoral, onde comandou o referendo sobre a venda de arma de fogo, maior consulta popular informatizada já realizada no mundo. Foi também ministro do Superior Tribunal de Justiça, promotor público e juiz federal e estadual. Durante sua palestra, Carlos Velloso tratará das reformas política e eleitoral, principalmente o que diz respeito à implantação do sistema distrital misto, do financiamento público de campanha mediante a concessão de incentivo fiscal e da fidelidade partidária.

Jornalista Responsável: Priscila Reis - DRT-BA 1944
Universidade Salvador - UNIFACS
www.unifacs.br
Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Saraiva lança "Marketing Global"

Livro de Amalia Sina apresenta soluções estratégicas para o mercado

A Editora Saraiva lança hoje (5) o livro "Marketing Global", de Amalia Sina. Na obra, a escritora apresenta soluções estratégicas para o mercado brasileiro. A noite de autógrafos ocorre na Saraiva Mega Store do MorumbiShopping.

www.propmark.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

Seguélá está no Brasil para apresentações da Euro

Agência participa de concorrência da Peugeot e da Citroën

O francês Jacques Seguélá, vice-presidente do Grupo Havas, do qual faz parte a Euro RSCG Brasil, está no País para as apresentações da agência nas concorrências da Peugeot e da Citroën. Atualmente, a Euro atende as duas contas e hoje (5) pela manhã apresentou seu projeto para executivos da Peugeot, enquanto a MPM se apresentava para a Citroën. Na parte da tarde, a Euro mostrou sua proposta para a Citroën e a Loducca para a Peugeot. O processo de apresentação de propostas deve se encerrar amanhã (6) com Famiglia e Talent para a Citroën e BorghiErh/Lowe e Lew'Lara para a Peugeot.

www.propmark.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

Casas Bahia sob nova direção

Flávia Altheman assume o comando do escritório da Y&R dedicado ao atendimento da conta

Alexandre Zaghi Lemos

05/11 - 14:46

Flávia Altheman, que já vinha atuando como gerente de propaganda das Casas Bahia, está assumindo a diretoria geral do escritório da Young & Rubicam em São Caetano do Sul, totalmente dedicado ao atendimento da rede varejista, que é seu maior cliente. O cargo foi instituído recentemente, após saída da diretora de atendimento da conta, Celina Esteves, que estava na agência desde o início do ano passado e agora se dedicará a projetos pessoais. Flávia, por sua vez, fez carreira atendendo clientes varejistas em grandes agências, especialmente na F/Nazca S&S, onde foi diretora de contas do grupo que incluía o Extra Hipermercados. Em seu currículo também constam passagens anteriores pelas equipes de Talent, Logullo, Fischer América e Leo Burnett.


www.meioemensagem.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre