sexta-feira, 26 de outubro de 2007

TBWA pode assumir controle da Lew'Lara

Negociação teria sido fechada durante reunião

Em negociações há cerca de cinco anos, a rede TBWA pode ter fechado a compra da Lew'Lara na tarde desta quinta-feira (25). Executivos da agência da holding americana Omnicom estariam reunidos com Luiz Lara e Jaques Lewkowicz, sócios-fundadores da agência brasileira, e eles teriam aceitado a proposta, segundo fonte do propmark. A TBWA deve ter adquirido os 40% que a holding Prax, do empresário e publicitário Washington Olivetto, e também participação da Lew'Lara. Luiz Lara nega que o acordo tenha sido finalizado. "Estamos em negociações, sim, mas não temos nenhum protocolo assinado. Não estamos negociando com mais nenhum grupo, mas para fechar o negócio dependemos de algumas premissas", afirmou Lara. Segundo a fonte do propmark, se a TBWA comprar a Lew'Lara deverá haver fusão com a TBWA BR.

Paulo Macedo

www.propmark.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre



NOVOS FORMATOS PARA MÍDIAS TRADICIONAIS

Catarina de Angola
Cidade Jardim Delicatessen

A empresa de desenvolvimento de projetos de visual marketing Cloosterman é uma opção para as estratégias de mídias tradicionais. A empresa trabalha com intervenções em PDV, fachadas, áreas públicas, praças, decorações para épocas e datas comemorativas, lançamentos de produtos, campanhas institucionais e tudo que estiver relacionado ao conceito que o cliente deseja transmitir ou vender. “Nem sempre uma ação de comunicação de alto impacto vem somente de estratégias deflagradas nas mídias tradicionais. Muitas vezes, uma campanha publicitária pode receber o reforço de peças decorativas, efeitos especiais, símbolos, no ponto de venda ou outro local específico. O visual carrega forte apelo emocional. Tudo isso pode ser potencializado com produtos desenvolvidos pela Cloosterman”, explica a fundadora Luciana Cloosterman.

Livraria Modelo

A Cloosterman potencializa épocas sazonais aproveitando manifestações culturais, símbolos da cultura regional e datas comemorativas importantes, produz elementos e peças com luminosidade, efeitos especiais e animações computadorizadas e cria e executa vitrines para lojas, rede de franquias, quiosques e estabelecimentos comerciais diversos. Além disso, tem o objetivo de atuar em parceria com agências e anunciantes visando ampliar os resultados de campanhas publicitárias e promocionais, lançamento de produtos e desenvolve decorações natalinas, com temas regionais e tradicionais, e projetos luminotécnicos para área interna e externa. Segundo Luciana, uma das vantagens de contratação da empresa é utilizar o potencial criativo e inovador que ela oferece, seu conhecimento técnico em constante renovação, sobretudo, na parte de iluminação decorativa e cenográfica, materiais específicos, tecnologias e efeitos especiais.

Livraria Jaqueira

Para o fim deste ano, a Cloosterman está com grandes novidades. A empresa foi buscar na feira Toys, Parties & Cristmas Fair - South America, realizada em São Paulo, no mês de maio, as grandes inovações para a decoração da festa de Natal. Com a idéia de que não são somente os grandes shopping centers que podem investir em decorações natalinas como forma de atrair e estimular clientes, a empresa trabalha a idéia de ampliar o número de clientes que utilizam a festa natalina para diferenciar-se dos demais concorrentes. Dessa forma, o investimento de decorações ou intervenções no seu ponto-de-venda pode construir, por si só, uma poderosa mídia para atrair clientes, assim como reforçar outras mídias já existentes, como outdoors e campanhas em televisão.


www.revistapronews.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

For Comunicações incrementa equipe

A For Comunicações anuncia a chegada de novos profissionais de criação. Edison Marzo assume a direção de criação da agência. Marzo teve passagens pela The Marketing Store, Agnelo Pacheco, Better, FCB, Artplan e Norton. Ao seu lado chegam três novos diretores de arte: Antonio de Oliveira (ex-Alta Comunicazione, Publicis Salles Norton, FAM e The Group), Leonardo Bojanic (ex-Creative Co., Capolavoro Propaganda e Cia da Imagem Brasil) e Rodrigo Stücker (ex-Blink e Sociedade da Comunicação).

www.meioemensagem.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

Usina da Criação tem uma nova engrenagem

A equipe da Usina da Criação tem o reforço da assistente de produção Cristiane Lucchetti. Com grande experiência na organização de eventos, Cristiane trabalhou durante dois anos na Zeffa Pizza, empresa especializada na produção de eventos com pizza, e atendeu clientes como IBOPE, Editora Abril, Alcântara Machado, Casa das Caldeiras, Brazil Promotion, EBS e Café Iguaçu.

www.meioemensagem.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

Microsoft compra participação no Facebook

Ao pagar um ágio considerado exorbitante pela rede social, Bill Gates entra forte num dos mais promissores segmentos da propaganda online

Cibele Santos

Na quarta-feira 24, a gigante Microsoft e a rede social Facebook anunciaram um acordo de US$ 240 milhões que dará à empresa de Bill Gates 1,6% do site de relacionamento fundado em 2004 pelo então estudante de Harvard Mark Zuckerberg, hoje com 23 anos.

A transação atribui ao Facebook um valor de mercado de US$ 15 bilhões, considerado "monumental" por analistas do mercado. Estes dizem que o alto prêmio pago pela Microsoft foi uma medida defensiva, para impedir possíveis contra-ofertas de rivais como Google e Yahoo, além de mostrar claramente a intenção de aumentar sua fatia no bilionário mercado de propaganda online.

15 motivos
Para a BBC News, há "15 possíveis razões" para o acordo e o interesse dos anunciantes. Elas são:

- a rede Facebook se tornou viral nos últimos 12 meses, com mais de 50 milhões de usuários globais e um crescimento mais acelerado do que o da grande rival MySpace (ver tabela abaixo). O Facebook diz que adiciona 200 mil novos usuários por dia.

- o usuário médio passa 3,5 horas por mês no Facebook - mais do que a média do MySpace.

- o Facebook é o atual "queridinho" da Web 2.0 - popular tanto entre os usuários comuns quanto os fãs de tecnologia.

- pesquisas dos EUA revelam que os usuários do Facebook vêm de lares mais abonados e com maior tendência a frequentar universidades do que os do MySpace.

- o investimento da Microsoft torna a empresa um player importante no florescente mercado de "propaganda social". Os perfis das redes sociais estão cheios de dados pessoais fornecidos voluntariamente pelos usuários, o que é muito útil na propaganda de target preciso.

- 60% dos usuários do Facebook estão fora dos EUA - portanto, o investimento da Microsoft compra acesso à audiência global de forma rápida e simples.

- o Facebook é a "nova web": a decisão de abrir a rede a desenvolvedores externos a tornou fonte de muitas utilizações, como mensagens, fotos e vídeos.

- todas os grandes fornecedores de conteúdo presentes na web estão trabalhando em alguma aplicação para o Facebook, ou já lançaram algumas - do Google à BBC.

- segundo pesquisas do Reino Unido, 233 milhões de horas de trabalho são perdidas mensalmente devido ao interesse dos usuários pelas redes sociais. Agora, os anunciantes pode atingir as pessoas em seus próprios escritórios.

- a abertura do Facebook está atraindo uma avalanche de desenvolvedores talentosos que lançam rapidamente suas próprias aplicações a milhões de usuários.

- as mensagens no Facebook são um novo tipo de email. Ninguém gosta de junk mail, mas na rede todas mensagens vêm de amigos.

- as atualizações constantes no Facebook se tornaram a forma mais fácil de contar aos amigos sobre atividades e sentimentos de cada momento.

- o Facebook está cheio de aplicações de jogos como Pirates, Zombies, Super Wall e Top Friends, que tornaram a rede um local tanto para jogar como para se comunicar.

- o Facebook é a "face aceitável" dos blogs - o usuário expõe a vida pessoal e a personalidade sem ser considerado um "blogueiro" (que geralmente carrega o estigma de chato).

- a Microsoft e a Google estavam disputando uma fatia do Facebook, e as duas têm bolsos fundos. Para alguns analistas, a guerra não era apenas comercial, mas também pessoal.


www.meioemensagem.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

AlmapBBDO assina nova campanha institucional da Claro

Composta por comercial, mídia impressa e internet, ação destaca novidades e convida os consumidores a optarem pelos serviços da operadora

Beatriz Gonçalves

AlmapBBDO assina nova campanha institucional da Claro

Estréia domingo, 28 de outubro, a nova campanha institucional da operadora Claro criada pela AlmapBBDO. A ação tem como objetivo convidar os consumidores brasileiros a optarem pelos serviços da operadora de telefonia móvel.

Composta por filme, material para mídia impressa e peças para internet, o destaque é a trilha do filme "Olhos" - composta pela música "A Kind of Magic", sucesso do grupo Queen. "Quisemos ressaltar essa mágica da Claro de entregar ao consumidor tudo o que ele quer: um celular que tem embutido nele a música, a internet, que possibilita a execução de vídeos", explica Cristina Duclos, diretora de comunicação da Claro.

A música, na versão original gravada pelo grupo, marca o ritmo das imagens que vão de cenas na tela de um notebook e da TV para os celulares, com filhos brincando com os pais, casais matando a saudade e amigos conversando. "Quisemos mostrar que a Claro se destaca por oferecer grande variedade de conteúdo e serviços inovadores, como os serviços de terceira geração e as novidades que estão por vir, como a banda larga no celular e as vídeo-chamadas", relata Cristina.

A Claro vem ganhando participação de mercado em 2007 e obteve destaque no balanço do Grupo América Movil, ao qual pertence a operadora, por liderar as adições líquidas entre as operações da América Móvil no último trimestre (leia aqui). "A estratégia para esse crescimento foi a agressividade comercial e a comunicação e visibilidade da marca, juntamente com as vantagens que a empresa oferece", explica Cristina. Segundo a executiva, "esse conjunto de fatores aumentou a participação da Claro no mercado pelo 19º mês consecutivo".

A criação é de Marcello Serpa, Luiz Sanches, Roberto Pereira, Wilson Mateos, Marcos Medeiros, Renato Simões e Bruno Prosperi, com direção de Serpa. A realização do filme ficou a cargo da produra Conspiração.

www.meioemensagem.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Paulo Cortez retorna para a Ellus

O executivo Paulo Cortez acaba de se desligar da gerência de marketing da Aramis. Cortez volta para a Ellus, marca jeanswear do empresário Nelson Alvarenga. Paulo trabalhou com Alvarenga por 15 anos e retorna agora como gerente comercial da 2nd Floor, marca mais jovem da Ellus lançada este ano no São Paulo Fashion Week.

www.meioemensagem.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

Celular inova com tecnologia de vibração óssea

Revolucionário aparelho coreano permite "ouvir" o som por meio da vibração dos ossos do crânio, bastando para isso encostá-lo no rosto

Cibele Santos

Celular inova com tecnologia de condutividade óssea

A empresa sul-coreana Pantech Co. Ltd., segunda maior fabricante de celulares do mercado doméstico e sétima maior do mundo (também presente no Brasil), anunciou seu novo celular, o Pantech-au A1407PT, operado por condutividade óssea, que será lançado no Japão no final deste mês.

Inédita em celulares, apesar de já utilizada nos headsets Aliph Jawbone Bluetooth, a tecnologia de condutividade óssea permite que as ondas sonoras sejam transmitidas não pela vibração do tímpano, como nos outros aparelhos, mas pela difusão nos ossos do crânio até o ouvido interno. Isto significa que, ao encostar o celular no rosto, o usuário ouvirá perfeitamente a voz do interlocutor mesmo em ambientes com alto nível de ruído. O recurso também é particularmente vantajoso para deficientes auditivos e pessoas idosas. Segundo a Pantech, basta pressionar um botão lateral, com o celular fechado, para se fazer a ligação ou aumentar o volume de som.

Apesar da tecnologia avançada, o A1407PT é um aparelho pouco sofisticado: além de uma tela QVGA de 2,4 polegadas e outra de 96x64, contém uma câmera de 1,3 megapixels, slot microSD para expansão e memória interna de 20MB.

A Pantech não informou o preço do aparelho, que será vendido no Japão pela operadora KDDI, mas outros detalhes podem ser conferidos aqui.

Inovações pioneiras
Fundada na Coréia do Sul em 1991 e presente no Brasil desde março de 2005, a Pantech hoje possui mais de 5 mil funcionários em 22 subsidiárias e filiais nos cinco continentes, além de quatro fábricas sediadas na Coréia, China, México e Brasil.

Segundo o site brasileiro (ver aqui), a empresa investe mais de 50% do seu faturamento anual (US$ 3,5 bilhões em 2005) em Pesquisa & Desenvolvimento, lançando em média 130 novos modelos por ano. Reconhecida como "definidora de tendências" e pioneira em tecnologia, é responsável por grandes inovações que nasceram em seus laboratórios, entre elas:

- 1º celular da Coréia de 1.3 Megapixel;
- 1º celular do mundo com reconhecimento por impressão digital;
- 1º celular do mundo com câmera de 3.1 Megapixel;
- 1º celular do mundo para fins esportivos com medidor de calorias, distância, altímetro e etc.;
- 1º celular do mundo com tecnologia EV-DO + GPS + Câmera;
- 1º celular do mundo com sistema de som 3D.

www.meioemensagem.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

Nome de novo título gera discussão

Fundação Dom Cabral, escola de negócios localizada em Minas Gerais, afirma que já edita uma publicação chamada DOM, último lançamento da Editora Peixes

Fernando Murad

O lançamento da revista DOM, voltada para o público GLS, previsto para novembro, já causou barulho no mercado. A Fundação Dom Cabral, escola de negócios localizada em Nova Lima, Minas Gerais, entrou em contato com a Editora Peixes, dona do novo título, informando que ela já edita um título chamado DOM há cerca de um ano. A publicação, quadrimestral, é dedicada à gestão empresarial. A circulação é dirigida (em novembro será lançada uma campanha de assinaturas) e a tiragem é de 10 mil exemplares.

De acordo com a assessoria editorial da fundação, a logotipia da publicação da Peixes é, coincidentemente, exatamente a mesma da do seu título. Ainda segundo o comunicado enviado à redação de Meio & Mensagem, a fundação está em processo de registro de marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), processo este publicado na Revista da Propriedade Industrial de 30 de agosto, fato que foi informado à Editora Peixes.

Procurado pela reportagem, o diretor jurídico da editora, Djair Rosa, informou que ao tomarem conhecimento da existência da DOM mineira, o logotipo da nova revista foi alterado e ganhou a assinatura "De Outro Modo", que remete à sigla DOM. "Isso já diferencia as duas, até porque os públicos são bem diferentes. Não queremos que façam confusão entre as revistas", diz Rosa, citando que existem outros depósitos da marca DOM no INPI.

www.meioemensagem.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

Google anuncia Google Maps no Brasil

Ferramenta de localização deve se tornar a plataforma de publicidade mais valiosa do grupo

Mariana Ditolvo

Depois de quase um ano e meio em desenvolvimento, o Google Brasil coloca no ar nesta quarta-feira, 24, o Google Maps no país (clique aqui para ver). Considerado pela empresa como o lançamento mais importante desde o início das operações brasileiras há 30 meses, a expectativa é que a ferramenta de localização seja uma das mais valiosas plataformas de publicidade do Google. "Esse é o primeiro produto desenvolvido a partir da interação de nossa equipe local. O site será lançado com uma cara mais brasileira e terá cobertura nacional com mapas de todas as regiões do Brasil", diz Alexandre Hohagen, diretor-geral do Google no Brasil.

Segundo Hohagen, o Google Maps permitirá a inclusão digital corporativa, colocando na internet empresas de qualquer porte que tenham ou não endereço na internet. "Qualquer empresa poderá se cadastrar gratuitamente e colocar seus contatos assim como qualquer informação adicional para que seja localizada pelos usuários do Google Maps", conta o executivo, que afirma ainda que o novo produto levará a filial brasileira a outro patamar de importância e faturamento dentro da gigante norte-americana.

Entre outras funcionalidades, o Google Maps contará com um sistema de buscas de rotas e empresas que atenderá o internauta de uma forma mais filtrada e direta e permitirá também que os usuários criem suas rotas (um caminho que gosta de fazer de bicicleta ou um roteiro turístico por alguma cidade, por exemplo) e troquem experiências com pessoas do mundo todo. "Teremos também esse conceito de comunidade embutido no site", diz Bruno Diniz, engenheiro de software responsável pela adaptação da ferramenta.

O modelo de publicidade será baseado em links patrocinados e cases promocionais. Parcerias também farão parte do site e, nesse primeiro momento, o Google contará com o apoio do Guia da Semana e TeleListas, que forneceu a relação de empresas e endereços para o lançamento do site.


www.meioemensagem.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

domingo, 21 de outubro de 2007

WT divulga carbono neutro do HSBC

Campanha mostra como simples ações podem evitar o desmatamento

O HSBC apresenta um novo produto no segmento de seguros no país e lança o Seguro Carbono Neutro. Trata-se da neutralização de carbono referente aos seus segurados. O cliente que adquirir ou renovar a apólice de seguro de carro ou residência receberá um certificado de neutralização de carbono e será um protetor de florestas nativas.

A inicitiva conta com investimento de R$ 35 milhões e mais R$ 7 milhões em mídia. para divulgar, a JWT Curitiba criou campanha composta por filmes, spots e anúncios em jornais. As peças mostram simples ações que as pessoas podem ter no dia-a-dia para preservar as florestas nativas, destacando os seguros para carros e residências.

De acordo com Glen Valente, diretor de marketing do HSBC Bank Brasil, a nova campanha é criativa, bem humorada e acima de tudo interativa. "Vamos abordar nossos clientes com mídia tradicional, como TV, rádio e jornal, mas também queremos que eles visitem o site - www.eucuidodoplaneta.com.br - para saber que área estão preservando. Essa interatividade vai permitir que os clientes aprendam um pouco mais sobre como cuidar do nosso planeta e acompanhem o que está sendo preservado". Marco D'Andrea, CCO da JWT Brasil, diz que os comerciais mostram que as pessoas que tiverem um Seguro Carbono Neutro do HSBC não precisam fazer nada de especial para ajudar na preservação do meio-ambiente.

Os filmes brincam com algo não muito usual em campanhas de serviços financeiros: o vodu. "Cada movimento simples e rotineiro de um cliente do HSBC Seguros impede o trabalho de um desmatador. Em outras palavras: é o lenhador sofrendo nas mãos de um cliente do HSBC e passando pelas situações mais hilárias. Claro, são hilárias para nós que queremos preservar – para o lenhador nem um pouco", diz D’Andrea. A criação é de Rafael Mattioli e Fabio Miraglia, com direção de criação de Mario D’Andrea e Fabio Miraglia. A produção é da Cine, com direção de Clovis Mello.

www.propmark.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

PUC-Rio promove Semana de Publicidade

Abertura do evento terá Fabio Seidl, Antônio Carlos Accioly e Ronaldo Conde

Na próxima segunda-feira (22) terá início a Semana de Publicidade PUC-Rio. A abertura do evento contará com a presença de Fabio Seidl (Africa), Antônio Carlos Accioly (Margarida Flores e Filmes) e Ronaldo Conde (11|21). Na ocasião, os profissionais irão discutir o desempenho brasileiro no Cannes Lions. O evento terá ainda palestras com os seguintes temas: "Quer ser criativo aperta o play", por Toni Lourenço, da Conexão Brasil; "Papo com Lula Vieira", com Lula Vieira; "O que existe além da propaganda convencional", por Roberto Vilhena (Artplan); e "Criatividade. Modo de Usar", com o professor da PUC-Rio José Guilherme Vereza.

www.propmark.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

Nike pode comprar a Umbro

Oferta para adquirir a marca inglesa deve ser de US$ 460 milhões

As ações da Umbro subiram 27,5% ontem, em Londres, depois que a empresa admitiu ter recebido uma oferta de compra sem revelar nome de pretendentes. A proposta, segundo informações que circulam hoje nos jornais britânicos, foi feita pela americana Nike, em um valor equivalente a US$ 460 milhões.

Foi uma da maiores altas da Bolsa de Valores dos últimos tempos. Pela manhã, as ações da Umbro estavam em queda de 4% devido à derrota da Inglaterra para a Rússia, na última quarta-feira, nas rodadas de classificação para a Eurocopa 2008. Antes do resultado do jogo, a Umbro já havia divulgado uma revisão sobre as previsões do seu lucro para 2007 devido às fortes quedas nas vendas de réplicas de camisas da seleção inglesa da qual a marca é patrocinadora. Caso a negociação se confirme, a Nike fará um dos mais ambiciosos projetos de crescimento dos últimos tempos. Em 2003, ela pagou US$ 305 milhões pela marca Converse.

Com a Umbro, a Nike também se fortalecerá no futebol, patrocinando os principais times do campeonato inglês e a própria seleção inglesa, além de tornar-se marca líder para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.

Marcello Queiroz – de Londres

www.propmark.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

'Voz do Brasil' será tema de audiência pública

Flexibilização da transmissão será discutida em reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado

A flexibilização do horário de transmissão do programa 'Voz do Brasil' será tema de reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado na próxima quarta-feira, 24. Foram convidados a participarem do debate o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, o consultor jurídico do Ministério das Comunicações, Marcelo de Souza Hobaika, o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Pimentel Slavieiro o diretor-executivo da Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra), Flávio Lara Resende e o diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, William França.

O senador Wellington Salgado, do PMDB mineiro, requereu o debate por acreditar que veiculação obrigatória do programa vem sofrendo, nos últimos tempos, uma série de questionamentos judiciais por emissoras de rádio. Ele ainda lembra que o Senado analisa atualmente algumas proposições sobre o tema, que buscam alterar o horário de transmissão do programa.

No requerimento, Wellington Salgado lembra que o programa Voz do Brasil teve sua origem legal com a edição, pelo então presidente Getúlio Vargas, do Decreto 21.111, de 1932. As informações são da Agência Senado.


www.meioemensagem.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre