sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Projeto obriga empresas a manter atendimento presencial

As empresas que oferecem serviço de teleatendimento ou de atendimento pela internet poderão ser obrigadas a oferecer atendimento personalizado aos usuários em postos ou agências distribuídos em todo o País. É o que prevê o Projeto de Lei 1840/07, do deputado Cezar Silvestri (PPS-PR).

De acordo com a proposta, deverá haver no mínimo um posto de atendimento por município no qual a empresa possua atividade, representante ou franqueado. O atendimento terá de ser adequado e eficaz, com pessoal capacitado para resolver as demandas dos consumidores. O prazo máximo para atendimento ao usuário nesses postos será de 15 minutos, contados a partir de seu ingresso no estabelecimento. Os infratores estarão sujeitos às penalidades impostas pelo Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

Desrespeito
Cezar Silvestri afirma que os consumidores não são bem atendidos nos serviços de teleatendimento. "Eles ficam obrigados a usar sempre o atendimento telefônico, que, além de ser ineficaz, mantém o consumidor distante do prestador de serviço, em total desrespeito à sua dignidade", critica.

O deputado argumenta que a ausência de atendimento presencial estabelece também uma injusta unilateralidade, pois retira do consumidor a capacidade de produzir documentos que comprovem sua solicitação, o que facilita aos fornecedores de má-fé adiar indefinidamente o cumprimento de suas obrigações.

Silvestri ressalta ainda que são inúmeras as queixas de atendimentos feitos por pessoas despreparadas e incapazes de solucionar os problemas dos consumidores, uma prática que desrespeita o Código de Defesa do Consumidor e os artigos da Constituição Federal referentes ao tema.

Tramitação
O projeto foi apensado ao PL 2522/07, do Senado, que garante atendimento presencial aos usuários de serviços de telecomunicações. As propostas tramitam em caráter conclusivo e serão analisadas pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Mundo do Marketing : Publicado em 25/1/2008

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 3º semestre

Carrinho de supermercado envelopados com a propaganda

Na busca pelo consumidor, todos os espaços dos supermercados estão servindo como mídia para chamar atenção na hora da compra. Agora, é a vez do carrinho. Além de servir para colocar os produtos, eles estão fazendo às vezes de mídia. Veja esse aí embaixo. É o Superdoor, criado pela Mídiainterior, empresa especializada no desenvolvimento de novas mídias internas. O modelo já está nos corredores do Emporium São Paulo, em São Paulo.


Mundo do Marketing : Publicado em 25/1/2008

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 3º semestre

Vivo aposta em loja de verão e ações no litoral

A Vivo apresenta uma loja sazonal na praia da Enseada, no Guarujá, litoral de São Paulo, até dia 5 de fevereiro. A decoração da loja terá imagens do Cirque du Soleil, já que a operadora fará o co-patrocínio do espetáculo "Alegria" que estará em fevereiro em São Paulo. Ao comprar celulares nesta loja, os consumidores concorrem a ingressos para o evento.

A Innova Group é quem responde pela criação e pelo desenvolvimento da loja sazonal e para isto estabeleceu parcerias com a Nintendo e Nestlé, trazendo prêmios como máquina de café, jogo Wii e DS, além de interatividade com o jogo da Nintendo e área dedicada ao Nespresso da Nestlé, onde será oferecido café no lounge externo da loja para os visitantes. Além disto, a Innova elaborou blitz no litoral de São Paulo com a idéia de conduzir o público até as lojas da Vivo, com a ajuda de promotores uniformizados em vans adesivadas.


Mundo do Marketing : Publicado em 25/1/2008

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 3º semestre

Pesquisa vai avaliar discriminação racial e violência contra a mulher no Carnaval

Um “bloco” muito especial sairá às ruas durante o Carnaval de Salvador. O objetivo dos seus integrantes não é diversão na folia, mas avaliar fenômenos como discriminação racial e violência contra a mulher. Estamos falando dos cerca de 40 pesquisadores que participarão da aplicação de uma pesquisa encomendada à UNIFACS pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Reparação (SEMUR).

O grupo – formado por profissionais da própria UNIFACS, de outras universidades e dos governos estadual e municipal – ouvirá entre 1,8 mil a 2 mil pessoas, realizando entrevistas e aplicando questionários quantitativos e qualitativos. Parte da pesquisa será realizada com pessoas que trabalham durante a festa, como ambulantes, cordeiros e catadores de lata. Além disso, também serão ouvidos turistas de diferentes classes econômicas que vierem para a festa baiana.

A iniciativa integra as atividades do Observatório de Descriminação Racial e Sexista, coordenado pela Secretaria Municipal de Reparação, em parceria com a Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial e das Mulheres e outras instituições do poder público e organizações não-governamentais.

De acordo com o professor Carlos Costa Gomes, que coordena o Observatório Interdisciplinar de Segurança Pública do Território – o Carnaval oferece condições privilegiadas para a observação das questões tratadas pela pesquisa. “A festa evidencia problemas, ao colocar num espaço pessoas de classes sociais, gêneros, etnias e orientações sexuais diferentes”, explica. Ainda segundo ele, um dado interessante da metodologia adotada é que ela permite que o pesquisador intervenha caso se depare com situações concretas de violência ou discriminação.

Os dados coletados pela pesquisa – orientada pelo professor Alcides Caldas, coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano - serão utilizados pelos poderes públicos para avaliar a eficácia das suas políticas de reparação. Os resultados devem ser publicados ainda no primeiro semestre deste ano.

Segundo a superintendente da Fundação, Mercedes Rosa, o professor Manoel Barros foi indicado para compor o conselho pela sua contribuição para a educação e cultura da Bahia.

O Museu Carlos Costa Pinto foi inaugurado em novembro de 1969. Seu acervo é composto de mais de 3 mil peças, doadas pela viúva do comerciante e exportador de açúcar Carlos Costa Pinto, Margarida de Carvalho Costa Pinto.

O acervo, reunido ao longo de 30 anos, conta com peças de arte decorativa dos séculos XVII a XX como mobiliários, esculturas, gravuras, pinturas, porcelanas e pratarias, além de jóias. Os itens, que decoravam as residências da Bahia colonial e imperial e interiores de igrejas, representam uma viagem na vida social e cultural da Bahia dos últimos 400 anos.

Entre os destaques do acervo do Museu está a coleção de pratarias religiosas, uma das maiores do país, composta por objetos litúrgicos variados, como cálices, castiçais e concha de batismos. O acervo de ourivesaria profana conta com galheteiros, bandejas, tigelas, cestas, cafeteiras, castiçais, candelabros e serviços de chá.

Além de exposições do acervo, o Museu realiza atividades destinadas a um público diverso por meio do Departamento de Educação, e da realização de exposições, palestras, cursos, ciclos de cinema, entre outros eventos.

O Museu Carlos Costa Pinto funciona no Corredor da Vitória, na casa de estilo colonial da família Costa Pinto, construída em 1958 pelos arquitetos Euvaldo Reis e Diógenes Rebouças.

Data desta matéria: Janeiro de 2008
Universidade Salvador - UNIFACS
Contato: jornalismo@unifacs.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 3º semestre

Saiba o que as marcas fazem para o consumidor cair na folia, com o seu produto, claro

Por Thiago Terra
thiago@mundodomarketing.com.br

Para muitos brasileiros o ano só começa depois do Carnaval, já que a festa é a mais esperada do ano pelos foliões. Mas será que só os consumidores esperam por esta data com tanta empolgação e entusiasmo? O Mundo do Marketing foi buscar a resposta e parece que não é bem assim. O Carnaval é um evento mundial, porém, no Brasil ele tem um sabor especial. Com desfiles de escolas de samba e de pessoas pelas orlas do litoral brasileiro, esta festa é badalada também pelas grandes, médias e pequenas empresas que, de olho nas oportunidades, traçam estratégias de marketing com um toque de samba, calor, alegria e diversão, características comuns desta época do ano.

Alinhado com a estação mais quente do ano, o Carnaval é um período que aumenta as vendas principalmente de bebidas no Brasil. Não por acaso são estas empresas que patrocinam as festas, blocos e qualquer evento ligado à festa. Prova disto é que a Brahma foi a primeira empresa a criar um camarote na Sapucaí, para que seus convidados acompanhassem os desfiles de perto e ao vivo. Com a moda lançada, não demorou para que outras marcas, não só as de bebidas, copiassem a idéia.

Com qualquer evento que reúna grande quantidade de consumidores, os camarotes hoje são eventos à parte disputados por pessoas de diversas classes sociais. Este mês, a Brahma anunciou a nova cara de seu Camarote 2008, sua musa, e algumas novidades que prometem surpreender os convidados. Com o tema “As Maravilhas do Rio”, a Brahma apresentou, em projeção 3D, as dependências do espaço com áreas que simulam alguns cartões postais do Rio de Janeiro.


Mas não é apenas no Rio que a marca está presente. Este ano o Carnaval de São Paulo terá a oitava edição do Camarote Bar Brahma. O retorno do espaço é garantido por meio de parcerias com empresas de diferentes áreas. A AmBev reforça o apoio aos Camarotes desde a camiseta até a alimentação, além de grifes que fornecem produtos e serviços exclusivos.

Marcas, musa e mais marcas
O Camarote da Brahma 2008 no Rio conta com outras marcas como patrocínio e apoio, já que para estas empresas a visibilidade do Camarote vale qualquer investimento. Além das patrocinadoras, outras empresas aproveitam o momento para criar novos produtos e serviços que se encaixem no conceito do Carnaval. São desde latas comemorativas, promoções até novos produtos sazonais. A marca de whisky Teacher’s renovou sua participação no Carnaval de Pernambuco com mais um trio elétrico nas ruas de Recife durante o desfile do bloco Galo da Madrugada. A marca também faz distribuição de brindes e ações além de mídia em rádio e outdoors. De acordo com Eric Sampers, Gerente de Produto da Pernod Ricard Brasil, os resultados são excepcionais e, por isso, a marca investe nas festas populares e na proximidade com o consumidor.

 Para o Camarote da Brahma deste ano, as marcas patrocinadoras são: Volkswagem, L’oreal, Motorola e Havaianas. Todas elas farão parte da festa. A Volkswagen terá a tarefa de transportar os convidados do camarote em carros personalizados. A Motorola aproveitará o momento para lançar o novo aparelho U9. A L’oréal cuidará do visual dos convidados com penteados e maquiagem e a Havaianas distribuirá brindes para todos, segundo o organizador do evento, José Victor Oliva, sócio do Banco de Eventos. Como todo o ano, a Brahma elegeu a sua musa para o camarote. Dentre tantas beldades brasileiras, a marca escolheu a atriz Luiza Brunet para vestir a camisa da marca. Luiza foi apresentada também no evento de lançamento do espaço e se mostrou preparada para ocupar o posto.

A Ticket, empresa do setor de refeição e alimentação-convênio, também estará presente na folia este ano. A empresa fechou parceria com a escola de samba Vila Isabel e vai patrocinar a escola que vem com um samba enredo que se encaixa no perfil da marca: “Trabalhadores do Brasil”. “Pretendemos atrelar o tema da escola a Ticket e ao trabalhador na festa mais popular e mais democrática do país”, conta Reynaldo Naves, diretor de Marketing e Produtos da Ticket.

Para a empresa, esta é uma ação de relacionamento com os clientes da empresa e o samba da Vila Isabel parece ter sido feito sob medida para a Ticket. “Em maio de 2007 nós já buscávamos projetos com clientes para este ano, ligados ao mundo do trabalhador. Foi quando a Vila aprovou o samba e foi buscar parceiros”, diz Naves em entrevista ao Mundo do Marketing.

Ações de marketing durante a folia
Além de patrocinar festas em todo o Brasil, algumas empresas não se limitam apenas a expor a sua marca em peças onde o espaço é divido por outras dezenas de imagens corporativas. A marca Ballantine’s, da Pernod Ricard Brasil, participa do Carnaval de Salvador há oito anos e em 2008 anuncia a Leave an Impression. O projeto envolve ações com o público e passa a idéia de deixar uma impressão nas pessoas, mantendo a autenticidade, estilo próprio e carisma, segundo Roberta Castro, Gerente de Ballantine’s na Pernod Ricard Brasil.

Para este ano, a marca anuncia o BallaSpace, que funcionará como o Orkut e o My Space, só para os participantes dos camarotes Ballantine’s. “Neste espaço, cada folião poderá ter sua página personalizada com fotos e mensagens, além de encontrar amigos, conhecer pessoas novas e deixar a sua impressão sobre elas”, explica a Gerente de Ballantine’s.

 O Carnaval em Pernambuco não é diferente. A marca de Ron Montilla prepara ação de marketing pelas ruas e ladeiras de Olinda. Durante a ação “Engarrafados”, um casal subirá em um elevador atrás de uma grande garrafa de Montilla com opção de se beijar ao chegar ao topo. No mesmo espaço acontece o “Pirata Bem na Foto” e uma rua passa a se chamar Rua Montilla, com um pórtico na entrada, casas decoradas e canhões que vão lançar bandanas durante o dia. O Pirata, símbolo do produto, estará presente pela cidade e simbolizado em um inflável de sete metros de altura.

Nestas ações, o que vale para as empresas não é apenas a exposição, mas sim a experiência que o consumidor terá com a marca. “O primeiro passo é identificar onde está o consumidor e qual o seu momento de consumo. O foco é na visibilidade da marca e nos camarotes podemos encontrar o público em um momento propício a degustar o Ballantine’s e a conhecer um pouco mais a marca”, analisa Roberta Castro (foto), da Ballantine’s.

Camarotes mesclam folia e descanso com homenagem
A Marquês de Sapucaí, no Rio, será cenário de festa e também de homenagens. Este ano, o Espaço Nova Schin será inspirado no cantor, compositor e poeta, Angenor de Oliveira, o Cartola. O camarote apresenta o terceiro andar chamado "Espaço Pega Leve", atrelado ao mote da campanha de Nova Schin, destinado aos que querem descansar com redes, puffs, serviço de massagem e tubos de oxigênio aromáticos. No Camarote da Schin, os convidados terão sala de maquiagem, chapelaria e Bar. O Espaço Gourmet terá cardápio com um menu alusivo ao tema Cartola, com toda a área remetendo ao botequim Zicartola, gerenciado pelo músico na década de 1970, no Rio de Janeiro.

A Gillete também prepara a sua participação no Camarote Expresso 2222, na Bahia, que este ano completa dez anos. Para reforçar o mote "1 é pouco, 2 é bom, 3 é bom demais!" e divulgar uma nova linha, a Gillete colocou na entrada do Camarote um lounge onde promotores ajudam a personalizar os abadás. No último andar do Expresso 2222 haverá também macas para massagem corporal ou nos pés dos convidados, além de cabeleireiros, maquiagem e artistas que fazem pinturas corporais.

Outra iniciativa da marca é colocar em todos os banheiros, portas e espelhos, mensagens relacionadas ao conceito da campanha. Divididos por trios, promotores fazem teste com o "tesômetro" - aparelho que avalia o poder de atração - e distribuem bottons indicando a disponibilidade para a paquera, nas cores verde, vermelho e amarelo.

Promoções carnavalescas
Para vivenciar a experiência dos Camarotes, as empresas estão criando promoções para levar seu público a estes eventos cobiçados e, com isso, agregar valor à sua marca. A TV Cidade, responsável pelo serviço da NET em Salvador, vai distribuir 75 convites para os camarotes Planeta Othon e Menendez aos assinantes mais antigos da NET Salvador. Entre as atrações, o camarote Planeta Othon, do Bahia Othon Palace, começa dia 31 de janeiro e vai até 5 de fevereiro, com boate, DJ’s, entre outras atrações. O camarote Menendez, da empresa de charutos Menendez & Amerino, promete investir em um ambiente diferenciado para os assinantes.

 Mesmo assim, não são todos que curtem a agitação característica do carnaval e, por isso, a Gol Transportes Aéreos lança a promoção Contramão no Carnaval, com descontos para viagens realizadas em períodos diferentes entre 31 de janeiro a 11 de fevereiro, com 51 destinos e cerca de 650 trechos com preços especiais. A idéia é beneficiar quem pretende aproveitar o feriado em destinos localizados no contra fluxo das festas de Carnaval.

Nesta época do ano, as empresas que querem investir no carnaval devem buscar em primeiro lugar o retorno do investimento feito, segundo Reynaldo Naves (foto), Diretor de Marketing e Produtos da Ticket. “Este é o apenas o primeiro passo. O segundo é criar algo que tenha a ver com o negócio. Para algumas empresas, o Carnaval pode não ser o momento adequado de fazer promoções”, ensina Naves.

A Brahma também realiza promoção para levar cinco pessoas ao Camarote da marca, um dos mais concorridos da Sapucaí. Realizada pelo Chopp Brahma, a promoção "O Melhor da Folia" que premiará com convites para o espaço Vip os autores das cinco marchinhas de carnaval mais criativas. Na Internet, a rede de relacionamento Badoo (www.badoo.com) anuncia um concurso que dará quatro abadás para os usuários assistirem ao show de Daniela Mercury, no Bloco Crocodilo, em Salvador. Para concorrer, é preciso criar um perfil no site e convidar o maior número possível de amigos para aumentar as chances de ganhar. Ao todo serão 180 abadás distribuídos no concurso.

Empresas alertam para o consumo responsável
Não é só nas campanhas em mídias tradicionais, digitais ou alternativas que as empresas se preocupam com o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Durante o camarote que terá patrocínio de Ballantine’s, promotores vão distribuir adesivos para os convidados com os dizeres: “Estou bebendo, me leva pra casa?” e “Ainda não bebi, posso te levar?”. Outro produto da Pernod Ricard que também está integrada com este conceito é o Ron Montilla. A marca colocará promotores para pedir aos participantes que façam o “P” de Pirata. Quem conseguir realizar a tarefa sem se desequilibrar ganha o selo verde Pirata no Comando.

As celebridades presentes no Camarote da Brahma 2008 também serão alvo das ações do Programa AmBev de Consumo Responsável durante os dois dias de folia. Os convidados serão abordados por uma passista e dois sambistas com um samba com a mensagem "Se beber, não dirija!", junto à figura do "Boomerangue" e o slogan "É mais divertido ir e voltar", símbolo do Programa, que está aplicado por todo o camarote e nas camisetas dos convidados. A empresa vai promover a coleta de lixo e reciclagem, com a participação das cooperativas do Programa Reciclagem Solidária.

Alexandre Loures, Gerente de Comunicação da AmBev, lembra que o Carnaval é um período de pico no consumo de cerveja, dentro de um período ainda maior, que é o Verão. Esta estação, segundo Loures, é responsável por 40% do consumo de cerveja no Brasil. Sobre o Carnaval no Rio de Janeiro, especificamente no Camarote da Brahma, o executivo conta sobre a expectativa com os investimentos no projeto: “Esperamos por muita gente feliz e interessante, que se divirtam bastante, mas com responsabilidade”, diz o gerente de comunicação da AmBev, Alexandre Loures em entrevista ao Mundo do Marketing.

Mais marcas no Carnaval
 A Antarctica patrocinará sete escolas de samba e 23 blocos de rua no Rio de Janeiro. O conceito “Unidos da Boa” será usado para agregar todos os parceiros. A programação esta disponível no site da Antarctica (www.antarctica.com.br). Além disso, a marca desenvolveu uma lata para o Carnaval. A marca Unidos da Boa estará estampada nos produtos vendidos nesta época do ano.

A SulAmericana Fantasias espera um aumento de 15% nas vendas de fantasias para o carnaval, comparado ao mesmo período do ano passado.

A Roland Brasil, empresa do ramo musical, está com a Promoção de Carnaval até 29 de fevereiro. A empresa oferece preços especiais para músicos e apreciadores em revendas Roland.

A Havaianas também estará presente no Carnaval de Salvador, na comemoração dos 10 anos do Expresso 2222 de Flora e Gilberto Gil, com um modelo especial para a data. No total, serão 4.500 pares distribuídos para os convidados durantes os dias de folia. Para o Carnabril de Daniela Mercury serão 7.500 pares de Havaianas Alamoana, distribuídos para os homens e Slim Animals para as mulheres.


Mundo do Marketing : Publicado em 25/1/2008

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 3º semestre


Nokia procura agência digital

Gigante dos celulares redefine estratégia global das comunicações online ao mesmo tempo em que seu market share alcança, pela primeira vez, a marca de 40%

Cibele Santos

24/01 - 13:49

A finlandesa Nokia abriu revisão para sua verba de marketing digital, de valor não revelado, que será concentrada em uma única rede com presença multinacional. Segundo notícia do BrandRepublic desta quinta-feira, 24, a rede vencedora (representada por uma ou mais agências) assumirá as comunicações online da maior fabricante de celulares do mundo, o que inclui desde estratégia digital até propaganda online e web design. Hoje, as verbas são divididas em bases locais entre diferentes agências, como a Farfar na Suécia, a R/GA nos EUA e a Agency Republic no Reino Unido.

A revisão, que sinaliza um foco maior em ações online, é mais um passo do reposicionamento estratégico iniciado em julho de 2007 com a indicação da independente Wieden & Kennedy (EUA) para a criação global, enquanto a JWT foi encarregada da implementação das campanhas em mais de 80 países (o arranjo também vale para o Brasil). As medidas foram reforçadas em dezembro passado com a promoção de Chris Leong, responsável pelo marketing na China, para a coordenação global.

Resultados financeiros

Também nesta quinta-feira, a Nokia divulgou seu balanço de 2007, reportando ganho de 46% dos lucros (total de 7,9 bilhões de euros, ou US$ 11,6 bilhões) e de 15,6% das margens operacionais (contra 13,3% em 2006).

O market share global do último trimestre do ano atingiu pela primeira vez a marca de 40%, contra 39% no trimestre anterior e 36% no mesmo período de 2006. Com exceção da América do Norte e América Latina, todas as regiões registraram ganhos de share.

A divisão de celulares, que entregou 133,5 milhões de aparelhos entre outubro e dezembro (27% acima do ano anterior), gerou receita total de 7,4 bilhões de euros no trimestre (avanço de 5% sobre igual período anterior), com os maiores crescimentos registrados no Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico. Mas as receitas da América do Norte, América Latina e, em menor escala, da Europa, "caíram significativamente". O lucro operacional cresceu 48% (para 1,9 bilhão de euros), estimulado por melhores margens brutas. O preço médio dos celulares, de 82 euros no 3º trimestre, avançou para 83 euros mas continuou inferior aos 89 euros do ano anterior, refletindo em parte a desvalorização do dólar.

Concorrentes

Segundo o britânico Financial Times, os resultados da Nokia reforçam sua liderança sobre as rivais Samsung, da Coréia do Sul (que em 2007 substituiu a Motorola no segundo lugar do ranking global) e a SonyEricsson (joint venture entre a sueca Ericsson e a japonesa Sony), na quarta posição. Já a Motorola, líder dos EUA e nº 3 do mercado, perdeu 84% dos lucros no quarto trimestre e prevê novo prejuízo no primeiro trimestre de 2008.

De acordo com estimativas da Nokia, o mercado global de celulares cresceu 16% no 4º trimestre, para 336 milhões de celulares, somando 1,14 bilhão de unidades nos 12 meses. Esse número será 10% maior em 2008, prevê a empresa, mas os preços de venda continuarão pressionados pela crescente importância dos mercados emergentes e a agressiva competição entre as líderes mundiais do setor.

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Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 3º semestre

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Polêmica da publicidade de bebidas vai ao Congresso

Presidente Lula também assinou MP proibindo o comércio de bebidas alcóolicas nas rodovias federais a partir de 1 de fevereiro

Alexandra Bicca

22/01 - 09:37

O governo federal encaminhou ao Congresso Nacional um projeto de lei para restringir a propaganda de bebidas alcoólicas. Na mira do texto estão as peças de cervejas e vinhos que hoje são veiculadas a qualquer horário nas grades de programação das emissoras de rádio e televisão do país. A proposta do governo estabelece faixa de horário para veiculação desses comerciais. Ou seja, caso o texto seja aprovado pelo Congresso, os anúncios de bebidas com grau de concentração igual ou acima de 0,5º só poderão ser veiculados entre 21h e 06h.

Como a matéria é polêmica e deve levar algum tempo até sua votação, o governo decidiu editar uma medida provisória (MP), em separado, proibindo a venda de bebidas alcoólicas às margens das rodovias federais a partir do dia 1º de fevereiro. A MP foi assinada nesta segunda-feira, 21, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Pelo texto, a partir desta data, nenhum estabelecimento situado nas rodovias federais do país poderá comercializar qualquer bebida que contenha álcool em sua composição com grau de concentração igual ou acima de 0,5º.Além da restrição à venda, os comerciantes terão de colocar cartazes com avisos indicando que no local não é permitida a comercialização de bebidas alcoólicas. Caso contrário, estarão sujeitos a multas de R$ 300.

Para os comerciantes que descumprirem a norma a multa será de R$ 1,5 mil. Aqueles que insistirem pagarão a multa em dobro e ainda terão bloqueado, durante dois anos, o acesso ao estabelecimento pelas rodovias.

A adequação terá ser feita até o dia 31 de janeiro. A fiscalização dos estabelecimentos será feita pela Polícia Rodoviária Federal.

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Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 3º semestre

Ballantine´s realiza ações em Salvador

O whisky Ballantine´s estará presente no Carnaval de Salvador para comunicar sua nova plataforma-conceito Leave An Impression.

A marca preparou ações especiais para dois dos sete camarotes patrocinados, Reino da Folia e Salvador 2008. Ambos devem atrair mais de 4,5 mil pessoas diariamente.

O Salvador 2008 receberá o Balla Space, espaço equipado com lan-house onde o público poderá encontrar amigos, colocar fotos, trocar mensagens, paquerar e registrar sua impressão sobre a festa. Adesivos com frases como: "Ainda não bebi. Posso te levar pra casa?" e "Tô bebendo. Me leva para casa? - Ballantine´s quem bebe, não dirige" incentivarão o consumo responsável.

O investimento integra a verba de R$ 4 milhões destinada pela Pernod Ricard Brasil às ações de Carnaval. As marcas Montilla e Teachers também estão incluídas nesse montante.

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Celular inova com tela de papel eletrônico

Misto de celular e leitor de ebooks, o Readius chegará ao mercado internacional ainda neste ano

Cibele Santos

22/01 - 19:35

A empresa holandesa Polymer Vision, da qual a Philips Electronics detém 25%, anunciou nesta terça-feira, 22, que o primeiro celular do mundo com tela dobrável - ou "enrolável" - será lançado comercialmente em meados deste ano. Trata-se do Readius, um celular e leitor de ebooks apresentado ainda na fase de testes em 2007 durante a conferência 3GSM na Espanha, e que pretende disputar simultaneamente os mercados do iPhone (Apple) e do leitor de ebooks Kindle (Amazon).

Os principais trunfos do Readius, diz a Polymer Vision, são as cinco polegadas em diagonal do display de "papel eletrônico" quando totalmente aberto (o dobro da área dos maiores celulares atuais), a bateria com 30 horas de duração (cerca de seis vezes a dos celulares comuns), o peso de apenas 115g (um terço da média dos outros leitores de ebooks), a conectividade à internet via redes celulares de terceira geração, o processador ARM11 de 400MHz, a capacidade de armazenamento de até 8GB, recursos DVB-H, acesso a email, notícias online, podcasting, audio books, etc - tudo compactado em um aparelho de tamanho equivalente ao dos outros celulares e que funciona ao toque de apenas oito botões SimpleTouch.

"As pessoas estão demandando mais opções e flexibilidade no acesso instantâneo a conteúdo e informações pessoais. Elas já não se satisfazem com telas pequenas e não querem se preocupar com duração de baterias, com telas que não podem ser lidas à luz do sol ou aparelhos desajeitados que não cabem no bolso. O Readius resolve todos esses problemas e está gerações a frente de tudo que existe hoje no mercado", disse o CEO da empresa, Karl McGoldrick.

Segundo o comunicado, a versão final do Readius será exibida no próximo Mobile World Congress, que acontecerá em Barcelona entre 11 e 14 de fevereiro.

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Siemens Brasil investe em mídia móvel

Corporação de eletro-eletrônicos escolheu o país para lançar a Omnimedia, sistema de monitores móveis sustentados na tecnologia sem fio, via GSM

Bárbara Sacchitiello

22/01 - 15:21

A Siemens, corporação multinacional do ramo de eletro-eletrônicos, escolheu o Brasil para lançar seu primeiro experimento de solução de mídia indoor sustentada na tecnologia wireless (sem fio). Batizado de Omnimedia, o sistema permite a veiculação de informações por meio de um monitor de TV, em pontos fixos e móveis. A diferença do modelo para os já conhecidos sistemas de mídia para transportes públicos - bastante difundidos nos ônibus, metrôs e trens de São Paulo após a Lei Cidade Limpa, que restringiu a publicidade externa - é a atualização praticamente instantânea de conteúdo devido à utilização da tecnologia GSM.

No sistema da Siemens, os monitores sem fio estão adaptados a receber informações via GSM. A solução foi utilizada experimentalmente em Curitiba, durante uma conferência na cidade, em 2006. A idéia, entretanto, foi desenvolvida um pouco antes, em uma reunião global da empresa, realizada na Alemanha, na qual se decidiu que o Brasil seria o primeiro país a testar e aprimorar a Omnimedia.

De acordo com Eduardo Casagrande, gerente da divisão Wireless Module da Siemens Brasil, a principal vantagem da nova mídia está no dinamismo da veiculação de seu conteúdo. "Enquanto a maioria dessas mídias transmite uma mesma programação por horas, a Omnimedia permite um fornecimento de informações em tempo real, como se recebesse as notícias via celular", esclarece. Casagrande explica que essa característica 'online' permite criação de anúncios e ações publicitárias relacionadas ao local por onde o veículo trafega ou ao período do dia em que o percurso é feito.

A Siemens pretende oferecer o sistema de mídia móvel tanto para as empresas que já possuem sistemas de transmissão em transportes ou em pontos comerciais fixos e que desejam otimizá-lo, como também para grupos que queiram investir nesse tipo de tecnologia. Segundo a companhia, a solução Omnimedia está pronta para ser comercializada em São Paulo, mas ainda não há nenhuma negociação efetivada.

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Marcio Salem presidirá Direct Lions

Presidente da Salem, um dos mais premiados profissionais de criação de marketing direto da América Latina, foi membro do primeiro júri da categoria em Cannes

22/01 - 15:55

Marcio Salem, presidente e diretor de criação da Salem, foi anunciado pelo jornal Estado de S. Paulo - representante oficial do Festival Internacional de Publicidade de Cannes - como presidente da categoria Direct Lions na 55ª edição do festival. O profissional acumulou diversos prêmios internacionais ao longo de sua carreira, tais como o Echos, Caples e o Direct Lions em Cannes, além de ter sido o profissional mais jovem a ser incluído no Hall da Fama de Direct Marketing Direto no Brasil, em 2006. Salem foi membro também do primeiro júri do Cannes Direct Lions, em 2002.

"Para mim, o Festival Internacional de Publicidade Cannes trata de criatividade. E é isso o que buscarei nas campanhas. Acredito que o marketing direto deva ser julgado como as demais categorias em Cannes: a melhor criatividade com a melhor execução", declarou Salem.

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