quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Helena Chagas será diretora da Rede de TV Pública

Jornalista aceita convite feito pela presidente da nova rede pública de TV, Tereza Cruvinel, e pelo ministro da Secretaria Especial de Comunicação Social, Franklin Martins, para assumir a diretoria de jornalismo da nova rede Pública

Alexandra Bicca, de Brasília

A jornalista Helena Chagas confirmou à reportagem de Meio&Mensagem Online que aceitou o convite feito pela presidente da nova rede pública de TV, Tereza Cruvinel, e pelo ministro da Secretaria Especial de Comunicação Social, Franklin Martins, para assumir a diretoria de jornalismo da nova rede Pública. A jornalista que trabalhou aproximadamente 20 anos no jornal O Globo, dois anos como diretora da sucursal do jornal em Brasília, declarou que espera fazer jornalismo de qualidade a frente da emissora que nascerá da fusão da Radiobrás e da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp).

"Ainda é cedo para falar em expectativas, mas a idéia é sempre fazer o bom jornalismo", disse Helena. A jornalista deixou recentemente a diretoria de jornalismo do SBT Brasília, atualmente tem uma coluna de política no Jornal de Brasília e também é responsável pelo Blog dos blogs, do portal de internet iG.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve assinar a medida provisória (MP) que regulamenta a criação da Rede de TV Pública nos próximos dias. A expectativa era que a MP fosse assinada nesta, 27, mas ainda estariam faltando detalhes no texto para que este seja enviado ao Congresso Nacional.

www.meioemensagem.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre.

Publicitários querem escola para minorias jovens

Expoentes da indústria planejam high school no Brooklyn, distrito de Nova York, dedicada exclusivamente a estudos de propaganda e mídia

Cibele Santos


A quarta conferência anual Advertising Week, que nesta semana reúne milhares de executivos da indústria publicitária em Nova York, foi iniciada na manhã da segunda-feira, 24, de forma inusitada: aboletados num ônibus escolar amarelo, alguns dos mais ilustres participantes do evento rumaram para o distrito do Brooklyn para se encontrar com o prefeito local, Marty Markowitz, e dezenas de estudantes secundaristas. A finalidade do encontro: anunciar o plano de criação de uma "high school" pública dedicada exclusivamente a estudos de propaganda e mídia, que terá no currículo disciplinas tão variadas quanto marketing, web design, packaging e análise estatística.

"Estamos trabalhando nissso há anos", declarou Markowitz na coletiva à imprensa, acrescentando que o distrito contribuirá com US$ 2 milhões para o empreendimento, cujo objetivo é "fomentar o relacionamento entre as minorias jovens e a indústria publicitária, contribuindo para a promoção da diversidade na indústria" (o Brooklyn tem alta concentração de afro-americanos e hispânicos).

Se o projeto for aprovado pelo Departamento de Educação de Nova York, o que parece provável, a escola para cerca de 400 estudantes começará a funcionar já em setembro de 2008 - tendo entre seus professores voluntários ninguém menos que o lendário Jerry Della Femina, nascido no Brooklyn.

Presentes à coletiva estavam outros originários do bairro: Michael Roth, presidente executivo do Interpublic Group, e Ron Berger, presidente executivo das operações norte-americanas da Euro RSCG Worldwide (Havas) e chairman do board da Advertising Week 2007. "Esperamos abrir os olhos da nova geração para o poder da propaganda como carreira potencial", disse Berger.

www.meioemensagem.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre.

Últimos dia para garantir sua vaga



www.meioemensagem.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

SBT contesta vice-liderança da Record

Emissora publicou anúncio no Jornal Folha de S.Paulo dessa quinta, 20, mostrando dados do Ibope que a colocam no 2º lugar do ranking televisivo do País

Bárbara Sacchitiello


SBT contesta vice-liderança da Record

O SBT divulgou no jornal Folha de S.Paulo dessa quinta-feira, 20, um anúncio de página inteira no qual contesta a divulgação da Rede Record feita na semana passada (leia aqui), onde a emissora de Edir Macedo se intitulava a vice-líder oficial das emissoras de TV brasileiras.

No anúncio, desenvolvido pela agência Lew'Lara, o SBT afirma claramente que a informação dada pela Rede Record é incorreta com a frase "A emissora 'R' fez um anúncio dizendo que e vice-líder. Aqui a gente não passa informação errada. Nem repassa. SBT. Vice-líder absoluto em todo o Brasil".

Para comprovar o posto de vice-liderança, o SBT publicou duas tabelas com dados do Ibope/Media Quiz, onde aparece na frente da Record tanto na média de audiência nacional de janeiro a agosto de 2007 e na média de audiência de agosto de 2007. Apesar do tom provocativo, objetivo principal da emissora é prestar um esclarecimento aos telespectadores e aos anunciantes acerca dos índices de audiência divulgados.

Além da veiculação na Folha, o anúncio também será publicado na edição dessa sexta-feira, 21, nos jornais O Estado de S.Paulo e Diário de S.Paulo e na próxima edição da revista Veja, da Editora Abril.

www.meioemensagem.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre.

Marketing digital usa ferramenta de VoIP

Produto da Tmais ajuda empresas a falar, literalmente, com consumidores

Claudia Bergamasco

A operadora de telefonia fixa TMais, focada na oferta de serviços de voz sobre IP (VoIP), está lançando o ClickFone TMais, uma ferramenta que facilita a comunicação direta entre a empresa e seus clientes por meio de voz, sem custo adicional para o consumidor final com acesso à internet.

O funcionamento do produto é simples. Um ícone 'Fale Agora' é adicionado ao website da empresa e o consumidor fala com os setores de atendimento da companhia por meio do fone de ouvido ou microfone (headset) do seu computador. Caso o consumidor não tenha headset, ele tem a opção de digitar um número de telefone fixo ou móvel de sua preferência e o sistema dispara automaticamente uma chamada para o número indicado e, em seguida, para os setores de atendimento da empresa.

"O ClickFone é um link que pode ser colocado no site da empresa, em banners de publicidade hospedados em portais ou mesmo em e-mail marketing", diz o diretor de tecnologia da TMais, Luciano Matsumoto. Do ponto de vista financeiro, uma das principais vantagens do produto - cuja tecnologia foi desenvolvida pela própria TMais - é o custo.

A cada ligação que recebe por meio de headset (VoIP), a empresa paga R$ 0,02 por minuto, mais um valor fixo de assinatura, a partir de R$ 150. Esse valor, no entanto, é convertido em minutos e a empresa paga apenas o que exceder. Para ligações recebidas por telefone fixo, paga R$ 0,05 por minuto, mais o VoIP de R$ 0,02 e a tarifa de assinatura. No frigir dos ovos, Matsumoto garante que há uma redução de até 30% nos custos para chamadas locais, até 60% para DDD e de até 80% para DDI.

O executivo afirma que a TMais está em negociando a venda do ClickFone com dez empresas de diversos setores, como bancos e seguradoras. Os nomes não foram revelados. Inicialmente, a operadora vai focar a venda do produto em mercados específicos, como sites de e-commerce, bancos, financeiras e seguradoras, empresas do ramo imobiliário e concessionárias de veículos.

"Com a Lei Cidade Limpa, que pode se estender para outros estados além de São Paulo, essas empresas começam a reforçar investimentos em novas vitrines de comunicação e a web é uma delas", diz Matsumoto, destacando outros benefícios do ClickFone, como incremento de até 45% na eficiência de venda de produtos e serviços, redução de até 25% do abandono durante a navegação no site, aumento da satisfação no atendimento e redução dos custos com 0800.

A meta é que até dezembro o ClickFone esteja em operação em 100 a 150 empresas no Brasil. A TMais acredita que o produto pode incrementar o faturamento da operadora em até 40% em 2008. "O ClickFone é uma porta para aumentar os nossos serviços de VoIP", diz. Segundo Matsumoto, a tecnologia para esse tipo de serviço já é usada por empresas nos Estados Unidos há cerca de três anos.

www.meioemensagem.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre.

Flávio Pestana deixa direção geral da Gazeta Mercantil

Profissional considera concluído o trabalho de reorganização da empresa

Regina Augusto

Flávio Pestana está deixando a direção geral da Gazeta Mercantil. O executivo, que estava há quase quatro anos no cargo, comunicou nesta quarta-feira, 26, sua decisão ao presidente da empresa, Nelson Tanure.

Pestana considera concluído o trabalho de reorganização da Gazeta Mercantil, que estava sob sua responsabilidade e agora parte para novos desafios. "Neste momento estou estudando alguns projetos", confirma.

Com a saída de Pestana, passam a se reportar diretamente a Tanure os diretores Marcello D´Angelo (conteúdo e projetos especiais), Jackson Fullen (mercado anunciante) e Helvio Alcoba (publicidade legal).

www.meioemensagem.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Talent adere ações da Causa Carbono Neutro

Agência plantará 1.096 árvores no Projeto Florestas do Futuro

Para comemorar sua adesão à causa do carbono neutro, a Talent distribui para seus profissionais e clientes um kit com sementes de acácia. Em uma caixa personalizada (feita com material reciclado), a agência colocou sementes, um vaso de fibra de coco, substrato orgânico e pá. Para neutralizar o carbono que emite, a Talent vai plantar 1.096 árvores no Projeto Florestas do Futuro, da Fundação S.O.S. Mata Atlântica, que serão usadas na reconstituição da mata ciliar do rio Paraíba do Sul .

www.propmark.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre.

Baixa rentabilidade das agências exige revisão

Abap discute em Belo Horizonte o que sugerir ao Cenp para mudar Normas-Padrão

Durante a reunião nacional que é realizada hoje (21), na sede do Automovel Club de Belo Horizonte, a Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) começa a analisar as sugestões que vai encaminhar ao comitê formado pelo Cenp (Conselho Nacional das Normas-Padrão). A principal delas envolve questões relacionadas à rentabilidade das agências de publicidade, em baixa há pelo menos uma década, como revelou Dalton Pastore, presidente da entidade. Esse item é um dos pontos de discórdia entre agências e anunciantes.

Pastore avalia que os anunciantes têm o direito de querer pagar menos pelos serviços prestados pelas agências, mas serão penalizados com uma entrega de menor qualidade. "Essa é uma questão fundamental e muito mal resolvida. Precisamos esclarecer de uma vez por todas para que o mercado não sofra mais. As agências estão perdendo rentabilidade, mas não podem abrir mão de algumas ferramentas essenciais à entrega do nosso produto, como compra de pesquisas para executar um serviço de qualidade. Vamos sugerir uma série de coisas ao comitê do Cenp, entre as quais remuneração, assunto que não sai da pauta desde 1985. Nesse encontro de BH, estamos pedindo aos presidentes de capítulo da Abap que encaminhem sugestões. Vamos selecionar as melhores e formalizá-las em um documento", afirmou Pastore.

Na reunião da Abap, também ficou decidido que o 7º Ebap (Encontro Brasileiro das Agências de Publicidade), será realizado em março de 2008, em São Paulo. Durante o evento, o publicitário Luiz Lara, presidente da Lew'Lara, deverá ser anunciado como novo presidente da Abap. Ele é vice-presidente nacional e vai assumir o lugar de Pastore que fica sem condições legais para permanecer no cargo pois em março de 2008 termina o prazo acordado como o grupo francês Havas para integrar o conselho da Euro RSCG Brasil. O Havas adquiriu as ações de Dalton Pastore e Claudio Carillo, na Carillo Pastore Euro RSCG, em março deste ano. O presidente da Abap tem que estar vinculado a uma agência. "Vou estar ligado à publicidade, mas não necessariamente a uma agência", afirmou.

Paulo Macedo, enviado especial a Belo Horizonte (MG)

www.propmark.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre.

ABA promove IX Fórum Internacional de Comunicação Corporativa

No próximo dia 3 de outubro a Associação Brasileira dos Anunciantes (ABA) irá promover, na cidade de São Paulo, o IX Fórum Internacional de Comunicação Corporativa. O objetivo do encontro é promover uma discussão entre as empresas do segmento e discutir as perspectivas e a condução dos trabalhos de comunicação empresarial.

Direcionado aos executivos e profissionais de Comunicação Corporativa, assessorias de imprensa, marketing e propaganda, o evento contará com palestras de executivos brasileiros e estrangeiros e profissionais da área de Comunicação de diversas corporações. O Encontro acontecerá no Centro Britânico Brasileiro, em São Paulo. Mais informações sobre a programação e inscrições podem ser obtidas pelo telefone 0800.124588.

www.meioemensagem.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre.

Globo satiriza briga pela vice-liderança nacional

Emissora publica anúncio dizendo que tanto Record quanto SBT estão longe de alcançar sua liderança

Bárbara Sacchitiello


Globo satiriza briga pela vice-liderança nacional

Para esquentar ainda mais a 'guerra' pela audiência iniciada na semana passada, quando a Rede Record (clique aqui) e, posteriormente, o SBT (veja aqui), decidiram veicular anúncios intitulando-se os vice-líderes no ranking nacional de emissoras televisivas, a Rede Globo decidiu entrar na briga nesse último domingo, 23.

Em um anúncio de mídia impressa de página inteira, a emissora carioca satiriza a disputa pela vice-liderança travada entre as concorrentes e reproduz os anúncios feitos pela Record e pelo SBT, dizendo que ambas ainda estão bem distantes de alcançá-la na pontuação da audiência. As frases do anúncio - desenvolvido pela agência W/Brasil - reforçam a liderança da Rede Globo. "É emissora R para cá, é emissora B para lá.O fato é que a soma das duas não chega nem perto da emissora tamanho G".

Para embasar sua afirmação, a Globo publicou uma tabela, com dados do Ibope Telereport PNT, do último mês de agosto, que mostra os programas de maior audiência da televisão nacional. De acordo com tais dados, os vinte primeiros programas da lista fazem parte da programação da Rede Globo.

O principal objetivo da emissora é afirmar sua posição e esclarecer o público acerca dos índices de audiência. A peça foi veiculada nos principais jornais do País do último domingo e também estarão presentes na próxima edição das revistas semanais de grande circulação. A emissora pode veicular novos anúncios do gênero, de acordo com o desenrolar da disputa do podium televisivo nacional.

www.meioemensagem.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre.