sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Caloi investe em marketing digital

A Caloi estréia neste mês seu novo site criado pela FabraQuinteiro e produzido pela Player. O objetivo é auxiliar todo o tipo de internauta interessado em bicicletas, desde o consumidor que procura o melhor modelo para comprar até o esportista de aventura que pretende descobrir novas trilhas.

O portal está alinhado com a nova assinatura da empresa "Caloi. Movimentando a Vida". A home mostra o globo terrestre em movimento e imagens que remetem a momentos de esporte, trabalho e lazer. Uma das principais novidades do ambiente é a venda de bicicletas

A FabraQuinteiro preparou diversas ações de mídia online para divulgar a página. O Guia da Semana terá uma página personalizada da empresa que será veiculada todas as sextas-feiras. Já o MapLink apresentará o logo da Caloi e mostrará ao internauta o percurso pesquisado de bicicleta. Os grandes portais e buscadores também receberão peças diferenciadas.

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Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre.

Duplo reforço na Fábrica Comunicação Dirigida

A Fábrica Comunicação Dirigida, agência de marketing direto e de relacionamento anuncia a contratação de dois novos profissionais que passam a atuar nas áreas de atendimento e produção. Miriam Andrade, que acumula passagens pela Datamídia e Grey Direct, chega à Fábrica como diretora de produção. Já no atendimento, chega Laura Siqueira (ex-Salem) para asumir a gerência de contas.

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Eugênio Staub deixará presidência da Gradiente

Nelson Bastos, um dos fundadores da marca e da Íntegra Associados, assumirá o posto


Com planos de abertura de capital, a Gradiente troca de presidente. Eugênio Staub, principal acionista e presidente executivo, deixará o comando da companhia no fim do mês. Nelson Bastos, um dos fundadores da marca e da Íntegra Associados, assumirá o posto. Staub permanecerá apenas na presidência do conselho de administração. As informações são do portal Exame.

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quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Publicis com rede de "mobile agencies"

Compra da Phonevalley, na França, faz com que o grupo afirme ser "o primeiro conglomerado global de marketing a contar com uma rede dedicada exclusivamente às comunicações móveis"

Alisson Avila

O Publicis Groupe, quarto maior conglomerado de serviços de mídia e marketing do mundo, está anunciando ao mercado internacional nesta semana a aquisição da Phonevalley, agência francesa que é uma das líderes do mercado de mobile marketing na Europa. Com sedes em cinco países (França, Inglaterra, Espanha. Alemanha e Itália), atende dezenas de clientes como Sony, Carrefour, Adidas, Orange, Telefonica, Universal, Ford e T-Online. Números da operação não foram revelados.

O comunicado oficial afirma que a Phonevalley será o braço de marketing móvel de todo o Publicis Groupe Media, o que inclui o Starcom MediaVest Group e a ZenithOptimedia. A aquisição, segundo os novos controladores, "faz do Publicis Groupe o primeiro conglomerado global de marketing a contar com uma rede dedicada exclusivamente às comunicações móveis".

De acordo com as pesquisas da própria ZenithOptimedia, os gastos publicitários móveis mundiais bateram na casa dos US$ 871 milhões em 2006 e podem chegar a US$ 1,4 bilhão em 2007. Assim como no mercado de internet, a intimidade com os consumidores e a possibilidade de mensuração de praticamente todas as práticas de comunicação operadas dentro de telefones celulares pesam como um fator importante para este crescimento e aumento de demanda.

Criada em 2000 por Alexandre Mars, um profissional que à época tinha 25 anos, a Phonevalley já era parceira de projetos da Publicis. No cômputo geral de 2006, desenvolveu mais de 1.000 jobs - não apenas para os clientes acima relacionados como também para Paramount, SNCF (rede ferroviária francesa), Virgin, Air France, Canal+ e Colgate Palmolive. Mars, hoje com 32 anos, torna-se a partir de agora "Head of Mobile" do Publicis Groupe Media.

Um outro movimento recente evidencia a atenção da Publicis à causa móvel: na Austrália, a Publicis Mojo criou uma nova empresa digital em parceria com a operadora de telefonia local Telstra para vender publicidade customizada para os clientes da rede Next G da companhia australiana.

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Record provoca Rede Globo em campanha

Emissora comemora a vice-liderança conquistada no mês de agosto e deixa claro o objetivo de conquistar o topo do ranking televisivo no País

Para divulgar a conquista oficial da vice-liderança nacional alcançada no último mês de agosto, a Rede Record de Televisão lança, no próximo fim-de-semana, uma campanha de oportunidade na qual promove o novo posto e alfineta a Rede Globo, atual líder do ranking das emissoras televisivas do País.

Em anúncios de mídia impressa desenvolvidos pela agência DPZ, a emissora paulista enaltece sua conquista, dizendo que a conquista do segundo lugar isolado traz muito orgulho e aumenta o empenho por se tornar o primeiro. A frase 'A líder nunca esteve tão perto de se tornar vice' assina a peça, deixando claro a constante busca da Record pelo topo do ranking.

Os anúncios serão veiculados a partir de sexta-feira nas edições semanais das revistas Veja e Caras, da Editora Abril e nas edições do final-de-semana dos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e Gazeta Mercantil. Faz parte do planejamento da Record o lançamento de novas campanhas de divulgação, de acordo com as divulgações novos índices e dados de audiência.

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Fanta aposta em cultura global

Novas versões chegarão ao mercado em edições limitadas com sabores inspirados em diversos países

Roberta Ristori


Fanta aposta em cultura global

A Coca-Cola aposta em novidades para a segunda marca mais importante de seu portólio, o refrigerante Fanta, voltado ao público adolescente. Novos sabores chegarão ao mercado em edições limitadas com inspiração em frutas típicas de diversos países. A primeira a ser lançada é a Fanta Tailândia, mistura do refrigerante de laranja com manga.

Segundo o diretor de marketing da Coca-Cola Brasil, John Pinto, trata-se de uma proposta inspirada no sucesso de ações passadas como as versões Fanta Discovery (com laranja vermelha) e Laranja Mix (laranja com tangerina). "Decidimos construir uma plataforma de inovação que é o Fanta Mundo. A idéia é aproveitar todos os sabores que existem no mundo", explica. Pinto mantém sigilo sobre os próximos sabores e periodicidade com que os serão lançados. "A Fanta é divertida. Queremos surpreender", justifica o executivo.

A campanha de lançamento estréia nesta segunda-feira, 17, e foi desenvolvida pela Ogilvy&Mather. A comunicação foi liderada pelo Brasil e será exportada. O conceito segue o da campanha anterior da marca, com a proposta de inspirar as pessoas a usar a imaginação. Em Fanta Mundo a proposta foi ampliada com a diversão que vem através da fusão de culturas. "A imaginação e diversão é a idéia de Fanta para um mundo cheio de regras. Sentimos que é um conceito muito poderoso", ressalta Pinto.

A comunicação online e o hotsite foram desenvolvidos pela 10' Interactive. Um dos destaques é a customização da ferramenta Google Maps, que possibilitará aos internautas cadastrados no site da Fanta marcar no mapa os locais que costumam freqüentar. Os usuários do site de Fanta também poderão criar avatares com acessórios e roupas que aludem a diferentes culturas e usá-los em comunicadores instantâneos.

O plano de mídia contempla ainda spots e peças para mídia impressa e exterior. A Oz Design é a responsável pelas embalagens do novo produto. A criação é de Érico Braga e Eduardo Bragança com direção de criação de Zuza Tupinambá e Virgílio Neves. A produtora é a Lobo, com direção de Mateus de Paula Santos.

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Nova Marca do Grupo Abril "Gloss"





Gloss é o guia prático e contemporâneo para a jovem que precisa encontrar o seu lugar no mundo. É a revista que vai orientar as escolhas da leitora e responder suas dúvidas sobre sexo, amor, moda, beleza, trabalho, dinheiro, consumo e estilo de vida de forma direta, sem deixar que ela se perca em um mar de informações. Gloss tem a atitude e intensidade que a jovem mulher deseja.

Lista de Preços
última atualização: 29/ago
* Os preços estão sujeitos a alteração sem prévio aviso
1 página indeterminada: R$ 42.000,00
2/3 página vertical: R$ 33.600,00
1/2 página horizontal: R$ 25.200,00
1/3 página vertical: R$ 16.800,00

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Universal Channel tem novo projeto gráfico

Universal Channel tem novo projeto gráfico

O Universal Channel estréia neste sábado, 15 de setembro, um novo pacote gráfico, com mudanças na logomarca, vinhetas e chamadas. O canal de TV por assinatura, ao completar seu terceiro aniversário, procura agregar consistência e modernidade ao design transformando su marca de 2D para 3D.

A NeailGun, empresa de 'motion design' sediada em Nova York, é a responsável pela criação do novo padrão visual. A nova marca mantém características como a cor vermelha e o globo, símbolo que representa os estúdios.

Todas as peças para exibição em TV foram produzidas em alta definição e adotam o recurso live-action, que mescla imagens de pessoas reais com animação. O novo visual está sendo customizado para o Brasil pelo departamento de Promoções do Universal Channel.

O projeto visual será adotado em todos os países da América Latina que distribuem o Universal Channel.


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Editora 3 finaliza reestruturação de sua publicidade

Destaque fica para contratação de Sueli Cozza, ex-Editora Abril, que comandará a 'Equipe Gente'

Renato Pezzotti

A Editora 3 finaliza a reestruturação de sua equipe de publicidade. Depois da chegada de Zé Bello, em meados de agosto, a editora iniciou uma grande mudança em sua equipe de publicidade para voltar a figurar entre as principais do País.

Serão quatro equipes: 'Isto É e Isto É Platinum', 'Gente', 'Dinheiro' e 'Mensais'. 'Isto É e Isto É Platinum' será comandada por Alexandre Barsotti, ex-Grupo Bandeirantes, com Cíntia Oliveira (promovida das mensais), Katia Bertolli (ex-Rede Mulher) e Ricardo Esteves e Sandra de Melo (que já atuavam na equipe) como gerentes executivos. Fábio Pimazzoni, promovido das revistas mensais, será o executivo de publicidade.

A 'Equipe Gente' terá Sueli Cozza, que atuou na Editora Abril por 22 anos, como gerente de mercado. Fernanda Perez e Ana Maria Silva, ex-Editora Globo, e Valquíria Resende, promovida das mensais, serão gerentes executivas. A publicação terá seu formato alterado no começo de outubro, mas as modificações ainda continuam em sigilo.

Marcelo Oréfice, promovido da Dinheiro, será gerente de publicidade da equipe de revistas mensais. Os executivos serão Luiz Perazza (ex-Auto Esporte), que cuidará de Motor Show; Felipe Chacon (ex-Canal Rural), que ficará com Dinheiro Rural; e Karina Jorge, que atuava na Editora Globo e que será responsável pelas publicações Menu e Planeta.

Zé Bello ainda comandará a 'Equipe Dinheiro', que terá como gerentes executivos Renato Leite e Batista Foloni Neto, que já atuavam na editora, e Phelipe Pedroso, promovido das mensais. Marcelo Strufaldi continua como gerente de Brasília e Adriana Bouchardet e Sílvia Costa continuam atuando no Rio de Janeiro.

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Marcas próprias já faturam R$ 6,7 bilhões

Vendas cresceram 22,3% neste ano, mostra Nielsen

Cláudia Bergamasco

O mercado de produtos com marcas próprias está crescendo no Brasil. Pesquisa feita pela Nielsen em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) mostra que, atualmente, a oferta é maior, os preços estão caindo e o faturamento do segmento está aumentando. É uma boa notícia para os consumidores, que têm mais opções de compra, e para o setor de auto-serviço brasileiro. João Carlos Lazzarini, diretor da área de varejo da Nielsen, explica que as grandes companhias do setor, especialmente super e hipermercados, usam marcas próprias como plataforma de diferenciação. "O pulo do gato dessa estratégia é ligar a marca própria à bandeira do estabelecimento", diz.

É o que faz, por exemplo, redes como Wal-Mart, Grupo Pão-de-Açúcar e Carrefour, identificadas pela pesquisa como as três principais no mercado de marcas próprias, por número de itens vendidos. Mas, para a estratégia ser vitoriosa, é preciso ter uma bandeira muito forte, com credibilidade suficientemente grande para que o consumidor identifique a qualidade desejada nos produtos que oferece. "O equity da bandeira tem que ser muito forte. Caso contrário, o consumidor não identifica o produto de marca própria como sendo de qualidade", disse Lazzarini, durante a apresentação do 13º Estudo Anual de Marcas Próprias, na tarde desta quarta-feira, na sede da Abras, em São Paulo.

Na prática, produtos com marca própria funcionam como uma ferramenta para fidelizar o consumidor. E, ao contrário das marcas de grandes fabricantes, não exigem grandes investimentos em propaganda para se tornarem conhecidas. "Conceitualmente, esse segmento não faz anúncio em TV", diz Marco Quintarelli, coordenador geral de varejo e membro do Comitê Abras de Marcas Próprias, explicando que a ação encareceria muito o produto. Segundo ele, o que as grandes redes normalmente fazem é degustação no ponto-de-venda.

Em ascensão
A pesquisa da Nielsen, que abrange os 12 meses entre agosto de 2006 e julho de 2007, mostra que o faturamento das marcas próprias avançou 22,3%, para R$ 6,7 bilhões, valor equivalente a 5,5% de participação no faturamento total do setor de auto-serviço, que foi de R$ 124,1 bilhões em 2006. No período anterior, o segmento faturou R$ 5,7 bilhões (4,8% de participação). Em volume, a participação das marcas próprias no setor de auto-serviço no país passou de 5,9% em 2006 para 6,8% neste ano, uma alta de 25,7%. Ao mesmo tempo, os preços desses produtos caíram. No ano passado, custavam, em média, 16% menos que as marcas fabricantes. Hoje, estão cerca de 19% mais baratos.

As dez categorias de produtos que mais vendem (juntas, representam 44% do total comercializado) são, pela ordem: leite longa vida, óleos comestíveis e azeites, papel higiênico, arroz, bolachas/biscoitos, pães, açúcar, salgadinhos/batata frita, televisores e café em pó. A pesquisa mostra ainda que o número de itens comercializados caiu 17% neste ano, para 29.754, devido a um corte que o Carrefour fez nos têxteis de marca própria vendidos em toda a rede. "É bem provável que o Carrefour tenha feito um reposicionamento da sua marca em têxteis", analisa Quintarelli.

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quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Omo e Coca-Cola são destaques do ABA/Top Brands

Levantamento avalia importância e prestígio das marcas para o consumidor brasileiro

Mariana Ditolvo

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) divulgou nesta terça-feira, 11, durante o Fórum Internacional ABA Branding, em São Paulo, os resultados da 4ª edição da pesquisa ABA/Top Brands. Realizado em parceria com a Top Brands Consultoria e Gestão de Marcas, o levantamento avalia a importância e o prestígio das marcas para o consumidor brasileiro em diversas categorias de produtos e serviços.

De volta entre as pesquisadas, a categoria Sabão em Pó teve a liderança absoluta de Omo confirmada: 88% dos entrevistados citaram a marca em primeiro lugar contra apenas 2% da segunda colocada Ace. No setor de refrigerantes, a Coca-Cola também se manteve líder com 70% de Top of Mind enquanto o Guaraná Antarctica apareceu com 16%. "A Antarctica apresenta sintoma de envelhecimento, sendo pouco mencionada entre os consumidores mais jovens", analisa Marcos Machado, sócio diretor da Top Brands. "Mas preocupante mesmo é a situação da Pepsi, que vem sofrendo ameaça da Dolly pelo quarto lugar", comenta.

Entre as cervejas, Skol foi a mais lembrada como em 2006 com 38% de Top of Mind. O destaque da categoria, no entanto, ficou para a Itaipava que, com modestos investimentos em publicidade e favorecida pelo boca a boca, apresentou desempenho superior aos de Sol e Nova Schin.

No total, 17 categorias foram pesquisadas e 1.420 consumidores, ouvidos sobre grau de satisfação e intenção de recompra de cada uma das marcas avaliadas. "Além de avaliar a lembrança, o estudo permite uma análise mais profunda da real força das marcas em suas categorias", diz Machado. "A pesquisa permite às empresas direcionarem suas ações de acordo com a opinião dos consumidores", acredita o executivo. No evento, que se encerra nesta quarta-feira, dia 12, estão sendo realizadas palestras sobre construção de marcas e apresentados cases de sucesso nacional e internacional.

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terça-feira, 11 de setembro de 2007

Varig tem nova gerente de marketing

Cristina Simões Rensi coordenarará ações de comunicação institucional

A VRG Linhas Aéreas, que opera a marca Varig, contratou Cristina Simões Rensi como nova gerente de marketing. A executiva será responsável pela coordenação de ações de comunicação institucional da empresa. Há dez anos no mercado, passou por diversos segmentos como franchising, serviços e mercado financeiro. Além da comunicação institucional, Cristina também atuará nas áreas de patrocínios e eventos da VRG.

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Gol anuncia gerente de marketing

Alessandra Barcala já trabalhou para Telecine/Globosat e TVA/Grupo Abril

Alessandra Barcala é a nova gerente de marketing da Gol. Barcala possui experiência de mais de dez anos na área, e nos últimos nove atuou como gerente de marketing do canal Telecine/Globosat, onde foi responsável por projetos institucionais e estratégicos da empresa e pelas campanhas de lançamento de todos os filmes da Rede Telecine. Ainda em TV por assinatura, teve uma breve passagem este ano pela TVA/Grupo Abril e começou sua vida profissional na Coca-Cola.

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Grupo Total compra 55% da Fala

Agência presidida por Allan Barros continuará operando com a mesma estrutura atual

Alexandre Zaghi Lemos


Eduardo Fischer, Allan Barros e Francisco Mesquita (presidente do Grupo Total)

O Grupo Total, controlado pelo publicitário Eduardo Fischer, fechou na semana passada a compra de 55% do capital da Fala, agência comandada pelo empresário Allan Barros, que por muito pouco não fechou negócio anteriormente com o Havas, sexto maior conglomerado de comunicação do mundo, sediado na França. O acordo chegou a ser dado como certo pela multinacional, que assumiria o controle da empresa brasileira e nomearia como seu diretor de operações o executivo Ricardo Reis, atual presidente para a América Latina da Media Contacts, braço interativo do Havas.

Entretanto, conforme informou Meio & Mensagem Online na quarta-feira, dia 5, a venda foi abortada por Barros, já que não houve entendimento quanto ao teor do contrato que deveria reger a sociedade. "O modelo comercial foi bem estabelecido, mas não conseguimos chegar a um acordo quanto ao texto do contrato, de modo a preservar o estilo de atuação da Fala, a agilidade de nossos processos, a segurança dos funcionários e, principalmente, o modelo de negócios já acordado com os atuais clientes", sustenta.

Um dos problemas entre Barros e os executivos do Grupo Havas foi justamente a morosidade do processo, que se arrastou por seis meses. O empresário brasileiro chegou a assinar um termo de compromisso com a multinacional de origem francesa, mas o prazo estabelecido pela carta de intenções venceu sem que o contrato final tivesse sido assinado.

Enquanto os advogados dos franceses pressionavam para a manutenção das polices da multinacional, o empresário brasileiro temia pela descaracterização de sua agência, construída à sua imagem e semelhança. Já com o Grupo Total a conversa desenrolou no ritmo veloz, com o qual Barros se acostumou na lida com o varejo. "A negociação foi rápida, tendo como premissa a manutenção da principal razão do sucesso da Fala: o nosso modelo de negócios atual", frisa Barros. Segundo ele, a holding lhe prestará suporte administrativo, financeiro e de recursos humanos. Além do porte atual da agência, interessou ao Grupo Total seu modelo agressivo de atuação, muito ligado à área comercial, que seria complementar às demais empresas da holding. "A Fala vai agregar uma expertise nova, um diferencial ao nosso portfólio de empresas. Ela faz parte de um segmento novo de agências, que atua com muita flexibilidade e agilidade, com pulso comercial direcionado para a venda do cliente, qualquer que seja o seu ramo de atuação. É um modelo que atende a um tipo de demanda crescente no mercado anunciante e que vai complementar a atuação do Grupo Total", ressalta Fischer.

A Fala, que completou um ano em abril, é uma das novas agências mais bem sucedidas do mercado brasileiro. A empresa foi lançada tendo como principal atrativo a experiência de Barros nas áreas de marketing de grandes redes varejistas como Casas Bahia, Marabraz e Insinuante. Aproveitando este currículo, a Fala nasceu com o propósito de não tratar o varejo como subproduto da propaganda e encarar a geração de vendas como necessidade de todas as marcas. "A perda de identidade da Fala não interessa a mim e nem ao Grupo Total", reforça Barros.

Mantendo uma equipe de cerca de 160 funcionários espalhados pelos escritórios de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador, a Fala atende clientes como Lojas Colombo, Móveis Itatiaia, Kopenhagen, Hydra, Facilar, LocaWeb, Carrera GM (concessionárias) e Dunas (Rally dos Sertões e Super Cross). Desde maio, conta ainda com um braço de marketing promocional chamado Boom, fruto da associação de Allan Barros com Camila Caruso e Leandro Wyatt, que há quatro anos mantinham a E-ventos.

A compra da Fala resolve a busca por uma nova agência de publicidade para o Grupo Total, controlado pelo majoritário Eduardo Fischer, com participações dos executivos Antônio Fadiga e Cláudio Venâncio e do sócio-investidor Antônio Carneiro, ex-dono do Banco Multiplic. Até o ano passado a holding mantinha a D+, onde alojava contas conflitantes. Ela deveria ter sido substituída por uma nova empresa, que vinha sendo estruturada pelos publicitários Duílio Malfatti e Jader Rossetto. Mas a dupla deixou o projeto no início deste ano para dirigir a operação brasileira da Euro RSCG. A nova agência poderia atender contas como a de Gradiente (ex-Africa), prospectada pelo Grupo Total, mas conflitante com a da Panasonic, atendida pela Fischer. Além disso, poderia abrigar uma das marcas de cerveja da Femsa, na possibilidade da fabricante resolver separar Sol e Kaiser, ambas atualmente na Fischer.

O estilo de negociação rápida tem marcado as investidas recentes do Grupo Total. Em julho, depois de três meses de conversas, a holding assumiu o controle da SD, uma das principais agências de marketing promocional, atuante há nove anos no mercado brasileiro, e a fundiu com a One Stop, integrante da holding desde 2002, originando a nova One Stop+SD, que tem 75% de seu capital nas mãos do Grupo Total. A aquisição envolveu também a New Promo, especializada em mão-de-obra para ações promocionais, que pertencia à SD e continua funcionando com o mesmo nome.

Em setembro do ano passado foi incorporada à holding a BG Interativa, especializada em marketing digital que, após a negociação, também iniciou carreira internacional, abrindo escritório em Portugal.

O principal negócio da holding é a Fischer América, que tem foco na publicidade e operações no Brasil, na Argentina, na Colômbia e em Portugal. Além disso, o Grupo Total controla a Ten - Total Estratégia e Negócios (consultoria) e Alquimia (marketing de incentivo, CRM, eventos, promoções e prêmios online).

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Renault apresenta 'Sandero'

Novo modelo fabricado no Brasil faz parte de fortalecimento da marca no País, que tem como principal objetivo ser 'próxima, confiável e entusiasta.


Renault apresenta Sandero

A Renault aumenta seu foco no Brasil. Depois de dois anos tendo prejuízo em sua operação brasileira, a multinacional comemora o primeiro ano do 'Renault Mercosul Contrato 2009 - Compromisso Brasil' festejando as vendas do Logan, seu último modelo, lançado em julho, e com apresentação do 'Sandero', que chegará às revendedoras em dezembro.

O projeto 'Renault Mercosul Contrato 2009 ' Compromisso Brasil', anunciado em outubro de 2006, faz parte do projeto mundial 'Renault Contrato 2009', que prevê desafios relativos à qualidade, desempenho de venda e lucratividade e tem cerca de US$ 360 milhões em investimentos divididos em quatro anos. Um dos pontos vêm tendo êxito, com o sucesso de vendas do Logan, que chegou ao mercado brasileiro em julho. Segundo a empresa, as vendas superaram as expectativas, alcançando mais de duas mil unidades vendidas, quando o esperado eram mil e quinhentos veículos. A campanha, criada pela NeogamaBBH, ainda está em veiculação.

Já como novidade, o presidente Carlos Ghson apresentou, diretamente do Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, dez novos modelos, com destaque para o 'Sandero', que chegará ao País em dezembro. O modelo será fabricado no Brasil e planejado para atender às exigências e necessidades dos clientes brasileiros e da América do Sul. "É um modelo popular, sensível, em sintonia com seus consumidores", afirmou Ghosn durante a teleconferência.

"Ele será o primeiro carro mundial da Renault produzido fora de suas bases. Isso demonstra a importância estratégica do Brasil para o crescimento da empresa", afirma Jérôme Stoll, presidente da Renault no Brasil e diretor geral da empresa para a Região do Mercosul. "Ainda teremos mais um lançamento em 2008 e outro em 2009, para chegarmos à marca de seis novos carros, prevista no 'Renault Mercosul Contrato 2009 - Compromisso Brasil'", completou Stoll.

Fortalecimento de Marca
A coletiva também apresentou o plano de fortalecimento de marca da empresa. Segundo Christian Pouillaude, vice-presidente comercial da multinacional, "uma marca forte resulta em crescimento e credibilidade". Com base nisso, a Renault pretende se tornar 'próxima, confiável e entusiasta'. Para Pouillaude, um dos principais pontos é o marketing. "Temos que falar com os brasileiros. Por isso, a publicidade tem que ser mais e mais brasileira. E buscamos mais visibilidade com a parceria com a Rede Globo, no patrocínio às transmissões da Fórmula 1", completou o executivo. Toda a comunicação da empresa leva assinatura, desde ano passado, da NeogamaBBH.

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Rede Bahia é premiada no 'Top de Marketing 2007'

A Rede Bahia, através da TV Bahia, foi uma das vencedoras, na noite de ontem (10), do prêmio Top de Marketing 2007, promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas da Bahia (ADVB-BA). Com o case “Como fazer da telinha um farol para o mercado”, a emissora conquistou o Top de Marketing 20 Anos – Troféu Nizan Guanaes, como o melhor case das últimas duas décadas.

Destaque ainda para o jornal Correio da Bahia, um dos sete finalistas da noite, com o case “Classificados da Bahia. Fácil de anunciar, de vender e de comprar”. Entre os vencedores, o grupo OAS Empreendimentos ficou com o troféu na categoria institucional, ao lado da Uranus2 Comunicação, ganhadora do Top de Marketing Voto Popular, e do jornal A Tarde, que conquistou o prêmio Top dos Tops e a categoria produtos e serviços.

Um dos homenageados do evento, o presidente da agência de publicidade África, Nizan Guanaes, aproveitou para ressaltar o desenvolvimento do marketing junto às empresas baianas.

*Com informações do Correio da Bahia

ibahia.globo.com/plantao

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