sábado, 13 de outubro de 2007

Brasil tem 41 finalistas no Festival de Londres

AlmapBBDO lidera o ranking nacional com 19 peças incluídas no short list

As agências brasileiras emplacaram 41 finalistas na 22ª edição do Festival de Londres, sendo 19 da AlmapBBDO, quatro da DPZ e quatro da McCann Erickson. F/Nazca S&S e Publicis incluíram três peças cada no short list. Com um trabalho cada figuram AgênciaClick, Fallon, JWT, Ogilvy, Leo Burnett, Quê Comunicação, Agência 3 e Pande Design.

O festival tem três júris, presididos por Tony Granger, da Saatchi & Saatchi (TV/Cinema, Rádio, Print, Pôster & Outdoor e Mídias Integradas); Mark Chalmers, da StrawberryFrog (Mídia Digital); e Anders Kornestedt, da Happy Forsman & Bodenfors (Design e Embalagem). A entrega dos troféus está marcada para o dia 12 de novembro.

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Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

TV Digital foi tema de lançamento de 'Meio Digital'

Evento contou com a presença de Anco Saraiva, da Rede Globo, Daniel Chalfon, da MPM Propaganda e de Alex Pimentel, da Casablanca

Mariana Ditolvo

Com o movimento de adoção da televisão digital no Brasil, alguns pontos ainda parecem obscuros e a falta de informação e investimentos pode retardar o sucesso dessa transição. Em debate realizado no lançamento, nesta terça-feira, 9, da segunda edição da revista Meio Digital, do Grupo Meio & Mensagem, ficou claro que enquanto alguns já estão em atividade constante para tornar essa evolução uma realidade, outros permanecem omissos e descrentes dos resultados almejados.

Anco Saraiva, diretor da Central Globo de Marketing, foi um dos participantes do debate e afirmou que a Rede Globo não está medindo esforços para iniciar a transmissão em sinal digital, apesar de não acreditar em uma rápida penetração do modelo. "O primeiro resultado visível com a adoção da TV Digital é, além da melhoria da imagem para milhões de brasileiros que ainda utilizam as antenas parabólicas, o fato de a televisão brasileira entrar como produto competitivo no cenário mundial", disse.

Segundo ele, os testes para os telespectadores residentes na cidade de São Paulo já estão iniciados e, até o final de 2008, dez grandes cidades brasileiras - que representam praticamente 50% do consumo - devem ser atendidas com a transmissão digital. "Por enquanto estamos produzindo em torno de cinco programas nesse formato, sendo uma novela. Para cobrir toda a programação ainda levará um bom tempo. Sem contar que as diferenças ainda vão demorar a serem sentidas pelos consumidores", acrescentou Saraiva.

Produzir conteúdo em formato digital, de fato, é um dos limitadores para o negócio, uma vez que o investimento demandado ainda é bastante alto. A maioria dos anunciantes e agências de publicidade, por exemplo, ainda sequer começaram a se mexer para se adequar ao novo mundo. "Os anunciantes precisariam começar a investir para produzir comerciais em formato digital, já que quando o modelo vingar será impossível transmitir programação em digital e propagandas em analógico. A queda de qualidade será gritante e causará desconforto aos telespectadores", disse Daniel Chalfon, sócio-diretor da MPM Propaganda.

"Os anunciantes sempre incentivaram a adoção de novas tecnologias, mas de um tempo para cá esse movimento simplesmente parou. As empresas precisam voltar a investir", pontuou Alex Pimentel, diretor de tecnologia da produtora Casablanca, que defendeu ainda a necessidade de passar informações corretas ao mercado - como o tipo de conversor ideal para transformação do sinal - para que o modelo não seja fracassado e não frustre os telespectadores.

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Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre.

Marco Versolato troca Lew'Lara por DPZ

Após sete anos, diretor de criação passa a dividir agora o comando da área com Fernando Rodrigues

Marco Versolato está se desligando da Lew'Lara, onde permaneceu por sete anos como diretor de criação. Ele aceitou o convite de Fernando Rodrigues para dividir o comando da área na DPZ. Rodrigues, por sua vez, assumiu a criação da agência em maio, após a saída de Carlos Silvério (hoje da G2 MatosGrey) e Carlos Rocca (na McCann Erickson).

"Passar pela DPZ é importante na carreira de qualquer profissional de criação e achei o desafio sedutor. Deixo uma casa onde só tenho boas histórias", disse Versolato que é indicado ao Prêmio Caboré 2007 na categoria Profissional de Criação.

Versolato ficou por três anos na AlmapBBDO antes de ingressar na agência, que agora contará com o sócio Jaques Lewkowicz dividindo a criação com o vice-presidente André Laurentino.

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Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre.

Governo vai investir R$ 40 mi em novas campanhas

"Mais Brasil para mais brasileiros" ficará com R$ 38 milhões, enquanto campanha de esclarecimento sobre febre aftosa terá destinação de outros R$ 2 mi

Alexandra Bicca

As novas campanhas de divulgação de prestação de serviços do governo neste mês deverão somar R$ 40 milhões. Apenas a "Mais Brasil para mais brasileiros" ficará com R$ 38 milhões, enquanto a campanha de esclarecimento sobre febre aftosa terá destinação de R$ 2 milhões. Como ponto em comum entre as duas ações há a regionalização da mídia e a maior segmentação dos conteúdos de acordo com o público alvo, utilizando inclusive o cinema como meio de divulgação. A linguagem regional será um dos pontos fortes das campanhas, levando em consideração as diferenças de cada uma das regiões brasileiras.

"A sociedade brasileira precisa conhecer as ações do governo federal de desenvolvimento sustentado com redução das desigualdades sociais", afirmou o subsecretário de comunicação integrada da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, José Otaviano Pereira.

A distribuição dos R$ 38 milhões entre os veículos assegurou mais de 70% para as mídias em rádio e televisão, sendo que o rádio ficou com R$ 15 milhões, as TVs abertas com R$ 10 milhões e por assinatura com R$ 3 milhões. O investimento em internet será de R$ 3,5 milhões, em jornal também R$ 3,5 milhões e para a mídia de cinema R$ 600 mil. Os R$ 2,4 milhões que sobram do montante seriam destinados para divulgação em meio impresso. A definição sobre a utilização dessa mídia deverá ser anunciada nos próximos dias.

O Planalto anunciou a pulverização das peças em 1.100 emissoras de rádio em 100 mil municípios de todo País. A campanha será executada pela agência Matisse Comunicação & Planejamento. As demais peças, que serão veiculadas em internet, TV e jornais serão coordenadas pela Lew'Lara. Toda publicação em jornal trabalha o conteúdo de um modo a indicar para o site www.maisbrasil.gov.br, ainda fora do ar e que estreará juntamente com a campanha no rádio.

Nas emissoras de TV abertas e por assinatura, os filmes deverão destacar o ciclo virtuoso pelo qual o país está passando. Com enfoque regional, as peças mostrarão aos brasileiros como as medidas de caráter social desencadeiam efeitos sobre outras áreas, principalmente a econômica.

A Lew'Lara também executará a ação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sobre a febre aftosa. A campanha, focada no produtor rural, terá informações sobre o processo de vacinação dos animais e começará a ser veiculada no fim do mês de outubro.

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Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre.