quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Record e Globo discutem liderança em horário nobre

Novela "Caminhos do Coração", segundo a Record, ocupou o primeiro lugar do Ibope no período; Globo contesta e apresenta outros números

Bárbara Sacchitiello

07/02 - 18:11

Em nota divulgada por sua assessoria de comunicação nesta quinta-feira, 7, a Rede Record comemora o fato de ter conseguido, pela primeira vez no horário nobre, fazer com que uma novela sua 'roubasse' o primeiro lugar do Ibope da Rede Globo na Grande São Paulo.

Segundo a emissora, a campeã da vez é a trama 'Caminhos do Coração', exibida de segunda à sexta-feira, na faixa de horário entre 22h20 e 23h20. De acordo com os dados do Ibope Media, fornecidos pela Rede Record, a novela permaneceu em primeiro lugar de audiência durante todo o período em que ficou no ar na noite dessa quarta, 6, com uma média de 22 pontos, chegando a alcançar picos de 26 e share de 33%.

Ainda de acordo com a Record, a Globo teria ficado com a vice-liderança, obtendo 20 pontos de média no Ibope, seguida pelo SBT, que teria conseguido 7 pontos. Cada ponto de audiência corresponde a aproximadamente 55 mil domicílios sintonizados na Grande São Paulo.

A emissora ainda divulgou que a última quarta-feira de cinzas foi o melhor dia para a sua dramaturgia dos últimos tempos. Sua outra produção, a novela 'Amor e Intrigas', exibida no horário entre 21h20 e 22h20, teria batido sua maior marca de audiência desde a estréia, com média de 16 pontos e picos de 23, angariando para a Record a vice-liderança no horário.

Apresentando outros dados de mensuração, a Rede Globo contesta que a liderança do horário não foi perdida. De acordo com a emissora carioca, durante a transmissão da partida entre Corinthians e Barueri, pelo Campeonato Paulista, ela alcançou uma média de 21 pontos no Ibope, sendo seguida pela Rede Record, com 20. Na faixa de horário anterior, na qual exibe a trama 'Duas Caras', em rede nacional, a Globo teria conquistado uma média de 44 pontos.

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Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 3º semestre

Claro comemora melhor resultado de sua história

A receita líquida com serviços cresceu 23% em 2007, totalizando R$ 8,67 milhões. A empresa teve a adição de 6,35 milhões de novas linhas à base de clientes

07/02 - 20:31

Fechado o balanço de 2007, a operadora de telefonia móvel Claro divulgou nesta quinta-feira, 07, o que considerou os melhores resultados já conquistados pela companhia. Com o acréscimo de 6,35 milhões novas linhas à sua base de clientes, a empresa conquistou cerca de 30% do total de adições em todo o mercado nacional. No mesmo período, a Claro viu sua receita líquida com serviços crescer 23%, totalizando R$ 8,67 bilhões.

Os números garantiram investimentos da ordem de US$ 700 milhões para 2008 vindos da matriz mexicana America Movil, fora os cerca de R$ 1,5 bilhão destinados ao pagamento da compra de licenças para operar em terceira geração. ?Fomos a empresa de telefonia que mais se destacou no ano passado e estamos ganhando participação de mercado há 22 meses consecutivos?, diz João Cox, presidente da Claro. O executivo evidenciou ainda o fato de a empresa ter diminuído a quantidade de reclamações na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por parte dos usuários.

Cox afirmou também que o segundo semestre de 2008 deve ser bastante aquecido em razão do lançamentos de serviços da chamada terceira geração de celulares (3G) que, entre outros, permitirá o acesso à internet em banda larga por dispositivos móveis e chamadas em vídeoconferência. ?Devemos ver o mercado brasileiro ganhar cerca de 20 milhões de novos usuários de celular como aconteceu em 2007. E nós trabalharemos para ganhar cada vez mais clientes e oferecer o melhor atendimento?, completou.

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Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 3º semestre

Carrefour coloca consumidoras no foco da comunicação

Rede reformula conceito e investe em compradoras comuns na nova fase de suas campanhas, que inclui lançamento de blog

Andréa Ciaffone

07/02 - 18:07

Carrefour coloca consumidoras no foco da comunicação

A rede Carrefour, depois de mudar todo o seu esquema de comunicação de marca em 2005 com a contratação de Ana Maria Braga como garota propaganda, o inicia uma nova fase em sua estratégia de comunicação. Entrou no ar esta semana a campanha "Eu uso a Cuca", criada pela AlmapBBDO, em que o papel principal passa a ser das consumidoras conscientes - Cuca vem de 'Consumidores Unidos Carrefour.

A intenção vai além de mostrar produtos e preços. "Queremos encontrar um canal cada vez mais interativo de comunicação com o consumidor por meio do site da campanha e, com isso, formar uma comunidade", afirma o diretor de marketing corporativo Rodrigo Lacerda, que está investindo R$ 10 milhões no lançamento da campanha, que inclui filmes para TV, anúncios em mídia impressa e o lançamento de um blog (clique aqui para ver).

Para deixar bem clara a intenção de dar ao cliente cada vez mais poder, a nova campanha traz cinco consumidoras de verdade (escolhidas entre as mais ativas interlocutoras do Serviço de Atendimento ao Cliente do Carrefour). Elas reforçam conceitos de compra inteligente a partir do slogan "Eu uso a Cuca". No blog, há dicas de consumo e até vídeos.

Lacerda avalia que a figura de Ana Maria Braga como garota-propaganda foi fundamental para aproximar a marca francesa do consumidor brasileiro.Ele reconhece a ousadia de propor em sua campanha que o consumidor tenha uma atitude cada vez mais crítica em relação às suas próprias atitudes de compra e também em relação aos serviços que recebe. "Sabemos que ao incentivar essa atitude crítica temos que corresponder às expectativas".

Ao fechar 2007 com faturamento de R$ 19,3 bilhões, a rede aposta na retomada da liderança do seu segmento nesse quesito, perdida desde 2000 no Brasil para o grupo Pão de Açúcar. Em termos globais, a operação brasileira detém a terceira posição entre as maiores do Carrefour - depois de França e Espanha - e à frente das operações em outros 30 países. Lacerda quer agora ampliar o valor da marca e fixar o Carrefour na dianteira do setor. "Em vez de olhar para o histórico de consumo, queremos olhar para o futuro, para as novas tendências de comportamento do consumidor e rapidamente atender suas demandas", explica.

Depois de sumir do top of mind dos consumidores por alguns anos, em 2005 a marca voltou ao ranking de lembrança de marca do Meio & Mensagem entre os dez primeiros lugares e vem consistentemente melhorando de posição. Em pelo menos duas ocasiões, os filmes do Carrefour estrelados pela apresentadora do Mais Você, da Rede Globo, estiveram na lista de propagandas preferidas do M&M. "Nos últimos três anos em nenhum momento perdemos o top of mind da categoria de supermercados", comemora Lacerda.

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Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 3º semestre

Cássio Zanatta será diretor de criação da Y&R

Profissional deixou a AlmapBBDO no mês passado após 14 anos na agência

Alexandre Zaghi Lemos

06/02 - 14:04

O redator Cássio Zanatta, que até o fim do ano passado ocupava uma das diretorias de criação da AlmapBBDO, assume na próxima semana o mesmo cargo na Y&R.

Contratado pelo vice-presidente de criação Tomás Lorente, Zanatta chega para reforçar a equipe da agência, que venceu duas importantes concorrências no segundo semestre de 2007: a da Schincariol, ficando com sua principal marca, a Nova Schin; e a dos Cartões Bradesco, levando ainda a verba de publicidade da Amex. Além disso, a Y&R está prestes a assinar contrato com a LG, cliente conquistado por alinhamento internacional.

"O ano passado foi fantástico, de crescimento nos clientes já atendidos e conquistas de novas contas. Registramos alta expressiva de 30%, especialmente devido aos anunciantes que já estavam conosco, como Casas Bahia, Vivo e Perdigão, além de algumas novas contas, como IBGE. Já Schincariol, Cartões Bradesco e Amex, que foram as maiores conquistas do ano passado, só vão se refletir plenamente na performance da agência em 2008. Além disso, está chegando a conta da LG, com quem estamos assinando contrato no Brasil após conquista mundial da rede. Isso nos anima muito e nos permite prever um crescimento bom para este ano", salientou o presidente da Y&R, Roberto Justus, em entrevista publicada nesta semana por Meio & Mensagem (leia a íntegra aqui, se for assinante do jornal). Segundo ele, as conquistas recentes diminuíram o peso da Casas Bahia na receita da agência. Se no passado esta participação já foi de 70% do faturamento do Grupo Newcomm, hoje representa 30% da receita da Y&R e 22% da holding.

Zanatta deixou a AlmapBBDO no mês passado após 14 anos na casa. Sua saída foi uma conseqüência da reformulação na área criativa da agência, que retirou da direção três de seus redatores mais experientes: Zanatta, Tales Bahu e Robertinho Pereira - os dois últimos continuam na AlmapBBDO. Desde então, a direção geral de criação da agência passou a ser dividida por Luiz Sanches e Dulcídio Caldeira.

No ano passado, a Y&R perdeu seus dois diretores de criação: André Nassar e Marcelo Reis. Nassar deixou a agência em julho, seguindo para a equipe da AlmapBBDO, como diretor de arte. Reis, depois de uma temporada em Nova Iorque, aterrisou no mês passado na Loducca, onde atua como redator.

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Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 3º semestre