Conselho também aprovou fusão entre Santander e ABN Amro Bank no Brasil
Alexandra Bicca
12/12 - 18:53
Na última sessão deliberativa do ano, o Conselho Administrativo de Direito Econômico (Cade) aprovou a aquisição da Vivax pela Net. A maior empresa de TV por assinatura do país teve o negócio mantido pelo Cade, porém com restrições. A decisão do conselho estabelece que a Net mantenha os canais que a Vivax oferecia aos seus clientes com as mesmas condições comerciais que eram pratidas pela operado adquirida.
De acorco com o Cade, toda alteração comercial nos planos desses clientes, seja por pressão dos fornecedores de conteúdo ou por qualquer outro motivo, terá que ser submetida novamente ao conselho. A medida visa assegurar o modelo de concorrência e a manutenção dos serviços contratados pelos usuários.
Carrefour
Além dessa decisão, depois de seis anos de análise, o conselho finalmente tomou decisão sobre a aquisição de lojas da rede Carrefour pela rede de supermercados Bompreço. O conselho aprovou o negócio com algumas restrições, das cinco lojas ficam na região Nordeste do País, a que fica na cidade de Petrolina (PE) terá que ser vendida a um terceiro competidor para garantir a concorrência. O prazo para venda da loja é de 60 dias a partir da data da publicação da decisão.
Ficou estabelecida ainda a cobrança de multa de R$ 191 mil às duas empresas por terem demorados 15 dias, depois de consolidar o negócio, para levá-lo à análise do Cade.
Santander
Outra decisão importante trata da aquisição do ABN Amro Bank pelo consórcio formado por Santander, Fortis e Royal Bank of Scotland (RBS). O processo foi aprovado por unanimidade pelo conselho. Na avaliação do Cade, o negócio não ameaça a concorrência, pois as duas instituições juntas compreendem menos de 20% de participação em cada um dos segmentos não-financeiros e no sistema financeira também há pouca concentração com a fusão.
Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre
Nenhum comentário:
Postar um comentário