Brasil já é o segundo maior mercado mundial da bebida, perdendo apenas para os Estados Unidos
Eliane Pereira
13/02 - 17:01
O Brasil foi o país com a melhor performance mundial, em termos de crescimento, da multinacional Coca-Cola, que divulgou hoje seus resultados relativos a 2007. No ano passado, as vendas da empresa cresceram 16%, chegando a 8,5 bilhões de litros, e o faturamento subiu 20%, batendo a casa dos R$ 12 bilhões. Os números já incorporam os resultados das empresas Sucos Del Valle (comprada em dezembro de 2006, em sociedade com a Femsa) e Leão Jr. (adquirida em março de 2007).
O presidente da operação local, Brian Smith, credita boa parte desse resultado à diversificação de produtos. Só para se ter uma idéia, o portfólio da empresa cresceu de 50 itens para 150 num período de três anos. "Nosso investimento foi da ordem de R$ 1,3 bilhão no ano passado e pode chegar a R$ 1,5 bilhão em 2008", adianta o executivo.
Lançada no início do ano passado, a Coca Zero, foi uma das responsáveis pelo bom desempenho de vendas. Em menos de um ano, a novidade ultrapassou a "irmã mais velha" Coca Light e tem hoje, no Brasil, seu segundo maior mercado. Só nos Estados Unidos ela tem volume de vendas maior do que por aqui. "A Zero, de fato, passou à frente, mas a Light tem muitos consumidores fiéis. Ter um leque amplo de opções dá competitividade ao nosso portfólio", analisa a vice-presidente de marketing da subsidiária local, Marisol Angelini, sem revelar números.
O carro-chefe da empresa continua sendo a Coca Cola tradicional, cujo market share, na categoria refrigerantes, subiu de 41,% em 2006 para 42% em 2007, de acordo com a Nielsen. Segundo Marisol, o plano da empresa, para 2008, é crescer na categoria bebidas não-carbonatadas (sucos, chás, água) e investir em novas extensões de linhas de produtos.
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Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 3º semestre
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