quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Toshiba abandona HD DVD em março

Medida do grupo japonês abre caminho para o padrão Blu-ray da rival Sony e facilita a expansão do mercado de vídeos de alta-definição

Cibele Santos

19/02 - 14:45

Como antecipado ontem no Mmonline (ver aqui), o board da Toshiba Corp. reuniu-se no QG de Tóquio no final da tarde da terça-feira 19 (horário local) e decidiu abandonar o mercado global de DVDs de alta-definição, do qual participava com o padrão HD DVD.

Segundo os analistas internacionais, a medida não só abriu caminho para a consolidação da liderança do formato Blu-ray, da rival Sony Corp., mas também para a popularização dos vídeos de alta-definição entre os consumidores que até agora esperavam o desfecho da guerra de padrões para investir com segurança na tecnologia.

"Analisamos cuidadosamente o impacto de longo prazo da nossa participação na chamada 'guerra do formato da próxima geração de DVS', e concluímos que uma decisão rápida seria a melhor forma de ajudar o desenvolvimento do mercado. Apesar de estarmos desapontados pela companhia, e, mais importante, pelo consumidor, a oportunidade real do mercado de massa para conteúdo em alta-definição continua aberta, e a Toshiba está determinada a usar seu talento, tecnologia e propriedade intelectual para tornar a convergência digital uma realidade", declarou o presidente-ceo do grupo Atsutoshi Nishida.

Próximos passos
A empresa disse que encerrará completamente as atividades na área em 31 de março -- coincidentemente a mesma data da finalização do seu contrato com a Warner Bros. Entertainment (maior distribuidora de DVDs de Hollywood), que no mês passado optou pelo padrão da Sony. Afirmou, porém, que continuará produzindo players e gravadores DVD e manterá os investimentos em áreas de grande potencial de crescimento, entre elas a de memória flash NAND (da qual é o segundo maior player mundial em termos de receita), a da próxima geração de CPUs, a de processamento visual e a de tecnologias wireless.

Como apontam os analistas japoneses, no entanto, o desmantelamento das operações de HD DVD implicará em custos de dezenas de bilhões de ienes (várias centenas de milhões de dólares), ampliando o prejuízo operacional da divisão para 55 bilhões de ienes. Acarretará, também, negociações difíceis com as parceiras da tecnologia (ver link anterior) - entre elas a Microsoft, que adotou o formato para seu console de videogames Xbox, rival do Playstation 3 da Sony, baseado no Blu-ray.

www.meioemensagem.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 3º semestre

Nenhum comentário: