segunda-feira, 20 de agosto de 2007

COMUNICAÇÃO VIA REDE ELÉTRICA

A tecnologia pioneira de transmissão de dados em banda larga pela rede de energia elétrica de residências ou empresas já está disponível no Recife. Através de uma par-ceria entre a pernambucana 3A Tecnologia e a Naxos, de São Paulo, os usuários de redes de computadores locais (Ethernet) domésticas ou corporativas ganham alternativa viável à conexão tradicional, realizada através de cabeamento ou até mesmo wireless.

A tecnologia PLC - Power Line Communications traz praticidade, segurança, velocidade e economia ao processo de transmissão de dados em banda larga. A iniciativa é pioneira em todo o Nordeste, sendo a tecnologia já bastante utilizada em países da Europa e nos Estados Unidos. “A técnica utiliza a infraestrutura já disponível, não precisando de obras de alvenaria para ser implantada. Basicamente, a internet sob rede elétrica é o encaminhamento do respectivo sinal digital no mesmo fio da energia elétrica, cada um na sua freqüência”, explica o diretor-comercial da 3A Tecnologia, Altemar Pontes.

Para isso, basta ligar um módulo PLC do roteador na rede elétrica, e o do outro computador também. Esses módulos são chamados de “USB to PowerNet” ou simplesmente PowerNet. Em Pernambuco, a comercialização desses módulos está sendo feita, exclusivamente, pela 3A Tecnologia. “O PowerNet é um dispositivo que viabiliza a construção de uma rede local Ethernet via rede elétrica, sem a necessidade de cabeamento adicional”, explica a diretora-executiva da Naxos, Eliana Caldas.
Na prática, o PowerNet é alternativa eficaz entre as tecnologias já conhecidas para interligação de computadores em rede e acesso à internet, de wireless a cable.

O novo sistema de conexão, através da rede de energia elétrica, é uma opção que apresenta custo-benefício atraente para entidades em geral. “Em alguns ambientes, pode sair mais caro e demorado instalar redes tradicionais, sendo muito prático se valer da estrutura interna de energia elétrica para ativar a conexão entre computadores, inclusive com acesso à internet”, diz Altemar Pontes. A instalação da rede através da energia elétrica abre um canal de transmissão de dados com taxa de transmissão de 14Mbps até 85Mbps.


www.revistapronews.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre.

Nenhum comentário: