Lideranças criativas acreditam que evento tem tudo para se tornar o principal da publicidade latino-americana
30/11 - 12:03
A idéia de ter no Rio de Janeiro um festival verdadeiramente latino-americano - fique por dentro do prêmio abaixo -, com jurados representando os principais países, agradou em cheio as grandes lideranças do mercado. O Wave Festival in Rio, que vem sendo concebido nos últimos anos pelo Grupo M&M, também terá o diferencial de contar com o apoio da Advertising Age, principal veículo de comunicação dos Estados Unidos, além de publicações como Carta de Publicidad (Argentina) e outros veículos da região cujas parcerias estão sendo negociadas. TV Globo e Folha de S. Paulo são os primeiros patrocinadores confirmados.
Leia a seguir o que pensam alguns importantes profissionais do mercado sobre a iniciativa:
"O Wave é uma iniciativa corajosa do Meio & Mensagem e de seu fundador, Salles Neto. Espero que ele tenha sorte e que ajude a reconduzir o Brasil à liderança do negócio da propaganda na América Latina" - Fábio Fernandes, presidente da F/Nazca Saatchi & Saatchi
"Na categoria paisagem, o Wave Festival in Rio começa ganhando fácil de Cannes e San Sebastián. Espero que consiga ser melhor também no julgamento das outras categorias" - Washington Olivetto, chairman da W/Brasil
"Quem teve a competência para fazer do Caboré e do MaxiMídia duas grandes marcas e dois objetos de desejo desse mercado, com certeza saberá fazer do WF o mesmo: um momento de aprendizado, de discussões no mais alto nível e de celebração do talento da indústria publicitária" - Sérgio Valente, presidente da DM9DDB
"Um festival internacional de grande porte no Brasil, sério e relevante, há muito tempo se faz necessário. Somos o mercado mais importante da América Latina, temos um respeitável histórico de performance criativa e uma cidade superatraente para eventos internacionais. Só faltava uma iniciativa forte como a que o M&M acaba de lançar. Estou aplaudindo e torcendo, com intensidade rubro-negra, para que o Wave coloque a criatividade brasileira surfando na liderança que ela merece" - Adílson Xavier, co-presidente da Giovanni+DraftFCB
"Este é um festival que reúne e consolida todas as qualidades dos inúmeros outros da região.Por isso, deve assumir uma posição de destaque e respeito imediato. É uma iniciativa corajosa e fadada ao sucesso" - Celso Loducca, presidente da Loducca
"Nenhum dos atuais festivais consegue hoje atrair gente de peso de toda a América Latina, com grande apoio de veículos. Por isso acredito que o Wave tem tudo para se tornar o grande festival latino-americano, com a presença de grandes agências e da nata criativa da região, e um júri internacional, sem panelinhas. O glamour também é um elemento importante que sempre favorece Cannes. Nesse ponto, a escolha do Copacabana Palace é perfeita" - Luiz Nogueira, vice-presidente de criação da McCann Erickson
"Acho perfeita a escolha. O Rio sempre foi uma cidade-emblema da América Latina, pelos seus contrastes, pela sua inegável beleza, pela sua facilidade de misturar opostos e de ditar costumes. E ganhou reconhecimento internacional pela surpreendente capacidade de sediar e organizar grandes eventos de sucesso. Buenos Aires vem tentando ocupar esse posto de cidade-emblema no imaginário das pessoas, mas a representação da América Latina é mais verdadeira aqui do que lá" - André Lima, sócio e diretor de criação da NBS
"Tenho certeza de que o Wave in Rio vai ser o Caboré dos festivais na América Latina - assim como o Rio é a wave da vez para quem sabe das coisas, como o Grupo M&M" - Mauro Mattos, sócio e diretor de criação da Contemporânea
A onda
O Festival, que acontecerá entre os dias 19 a 21 de maio de 2008, contará com apresentação e projeções das peças concorrentes em sete categorias (Filme, Press&Outdoor, Marketing Direto, Internet, Promo, Rádio e Design), uma extensa programação de seminários, além de ações de relacionamento entre profissionais de criação, mídia e anunciantes dos principais países da região.
O Wave Festival in Rio - Festival Latino-americano de Comunicação está posicionado em quatro pilares principais: 'uniqueness', por não haver evento dessa importância na região; 'porte', alcançando todas as fronteiras da América Latina; 'cidade-sede', o Rio de Janeiro - entre estrangeiros, a cidade mais conhecida do País -, que fará parte da construção da personalidade do evento; e 'charme e glamour', elementos fundamentais do clima do festival.
"Reuniremos os principais nomes da área de criação do Brasil e de países da região como Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia e México, além de publicitários norte-americanos que atuem no mercado hispânico", explica Salles Neto. Ele também informa que cerca de 70 publicitários latinos farão parte das equipes de jurados.
Parceiros
A marca do Festival - que remete às imagens de ondas, desenho característico do calçadão da praia de Copacabana - tem assinatura do escritório Seragini Farné Guardado. Todo o posicionamento do festival está sendo coordenado pela Troiano Consultoria de Marca.
A conta do Wave Festival in Rio foi entregue à Publicis Brasil. Segundo Guilherme Jahara, vice-presidente de criação da agência, o lançamento acontecerá ainda neste ano. "As peças de estréia, que dão início ao processo de apresentação ao mercado, estarão em veiculação nos próximos dias", diz o criativo. Outra campanha deverá estrear logo após o Carnaval.
O Wave Festival contará com quatro cotas Master - duas delas já comercializadas com Rede Globo e Folha de S. Paulo - além de sete opções setoriais, para cada uma das categorias de premiação. O Grupo M&M ainda disponibilizará outras possibilidades de participação, em atividades paralelas, como apresentações especiais e espaços patrocinados.
www.meioemensagem.com.br
Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre
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