terça-feira, 28 de outubro de 2008

ABERJE lança núcleo audiovisual

A ABERJE - que atualmente reúne as Associações Brasileiras de Comunicação Empresarial, Branding e Comunicação Organizacional - está dando início a um novo núcleo de trabalho: de linguagem audiovisual. O lançamento oficial do primeiro projeto - um DVD com depoimentos variados sobre Comunicação Organizacional e sua transversalidade - acontece na 4ª Conferência Internacional de Comunicação Empresarial, marcada a partir das 8h30min do dia 30 de outubro de 2008 no Novotel Jaraguá (Rua Martins Fontes, 71) em São Paulo/SP.

De acordo com o Dow Jones Venture Source, investidores estão injetando mais de US$ 8 bilhões em empresas de vídeo on-line nos próximos anos. Do lado da plataforma de distribuição de conteúdo, é evidente que a posse de mais de 120 milhões de celulares no Brasil reforça uma nova tela para relacionamentos, além da forte presença da televisão aberta no país, tudo baseado em vídeo. Estas são algumas das constatações que levaram a ABERJE a pensar estratégias e produtos na área, conforme manifesta o diretor-geral da entidade, Paulo Nassar. Com populações cada vez mais inseridas na internet, e portanto explorando a potencialidade multimídia, ele acredita que um panorama se abre para a articulação do maior número possível de sentidos, seja on ou offline, para melhor fixar a comunicação. Este é um dos motivos de o portal de troca de vídeos YouTube estar entre os primeiros lugares de acesso mundial, inspirando uma série de outros canais semelhantes.

Os depoimentos foram captados durante o II Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas/Abrapcorp realizado na PUC Minas em Belo Horizonte/MG no mês de abril de 2008. Na ocasião, cursos pré-evento, painéis, mesas-redondas e grupos temáticos apresentaram comunicações resultantes de pesquisas em nível de pós-graduação e de trabalhos de iniciação científica na área, além de oficinas voltadas para alunos de graduação. As 30 personalidades convidadas para o vídeo da ABERJE são basicamente pesquisadores das Ciências da Comunicação de todo o Brasil, mas também representantes do mercado. Há pontos-de-vista de educadores da ECA/USP, PUC/MG, Metodista de São Bernardo do Campo, FAAP, UFMG, UFRGS, UEL, Cásper Líbero, UFPR, UFBA, PUC/RS, UFRPE, UNB (ver listagem completa abaixo) e ainda a visão internacional de um professor espanhol da Universidade de Málaga e de profissionais da Basf e Petrobras. A abordagem de Nassar aconteceu sem maiores formalismos, com a idéia de que as falas fossem prestadas em terminologia acessível e até descontraída, procurando despertar maior interesse e adesão de diferentes públicos.

João Curvello, da Universidade de Brasília, comenta que é a Comunicação Organizacional trata de um contexto complexo em que diálogos, conflitos e divergências acontecem. Daí que a pesquisadora Esmeralda Araújo, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, acrescenta que se busca a consonância de interesses via comunicação para a sustentabilidade dos negócios. O professor Marcio Simeone, da Universidade Federal de Minas Gerais, diz que o foco são práticas comunicativas que ocorrem no âmbito das organizações e definem seus relacionamentos internos e externos. A professora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Margarida Kunsch, esclarece que a visão integrada abrange comunicação interna, institucional, administrativa e mercadológica, e justamente por se revestir de uma complexidade e abrangência acaba sendo muito interdisciplinar. Uma Comunicação Organizacional como um complexo de processos e atividades que tem como objetivo principal fortalecer a reputação e desenvolver uma cultura que favoreça o diálogo e o relacionamento com os públicos, é a aposta de Eraldo Carneiro, gerente de Planejamento e Gestão de Comunicação da Petrobras e vice-presidente do Conselho Deliberativo da ABERJE.

A Comunicação Organizacional como um campo de estudo de interfaces de várias áreas de conhecimento é a perspectiva de Ivone Oliveira, da Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais. A idéia é corroborada por Adriana Machado, da Universidade Federal do Paraná, que destaca: "o modo de comunicação diz como vai ser o modo de ação. E as características culturais e estruturais determinam a comunicação. Estudamos esta interface". Marlene Marchiori, da Universidade Estadual de Londrina, completa: "é olhar além da organização, pensando na criação de ambientes onde todos se sintam como pessoas, possam estabelecer emoções. Comunicação Organizacional está caminhando para a noção de discursos que não se localizam, mas que estabelecem a auto-organização". Paulo Nassar, que além de diretor-geral da entidade é professor da ECA/USP, acredita que é um campo que ultrapassa a comunicação e tem interfaces com a Administração, Filosofia, Ciências Sociais, Antropologia, Psicologia, Ciências Exatas e Biológicas. "Tem que ser levado em conta todos estes conhecimentos para melhorar os relacionamentos", finaliza.

Outras gravações estão sendo planejadas para dar continuidade à proposta, com a montagem de uma equipe própria. O material está sendo distribuído para formadores de opinião, empresas associadas, imprensa e para instituições universitárias. Este primeiro trabalho teve edição de Emiliana Ribeiro, Diego Fávero e Carolina Soares, com câmera de Nelson Lacerda. Gravações em áudio de uma série de iniciativas já vinham sendo realizadas, com disponibilização no estilo podcast pelo portal www.aberje.com.br. Dados sobre a 4. Conferência Internacional estão disponíveis através do hotsite www.aberje.com.br/novo/eventos/4conferencia. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas com o gerente de Relações Públicas, Mateus Furlanetto, pelo mateus@aberje.com.br ou no 11-3662-3990.

LISTA COMPLETA DE DEPOIMENTOS - ordem alfabética

1. Adriana Machado Casali, UFPR
2. Aislan Greca, Petrobras
3. Andréia Athaydes, Ulbra/RS
4. Antonio Castillo Sparcia, Universidade de Málaga
5. Cecília Peruzzo, Metodista/SP
6. Claudia Peixoto de Moura, PUC/RS
7. Claudio Cardoso, UFBA
8. Cleusa Scroferneker, PUC/RS
9. Elizabeth Saad, ECA/USP
10. Eraldo Carneiro, Petrobras
11. Esmeralda Araújo, UFRPE/PE
12. Fábio França, Metodista/SP
13. Gislaine Rossetti, Basf
14. Ivone Oliveira, PUC/UCB
15. João Curvello, UCB/DF
16. Lorena Viegas, PUC/MG
17. Luiz Alberto de Farias, ECA/USP e Cásper Líbero
18. Marcio Simeone, UFMG/MG
19. Margarida Kunsch, ECA/USP
20. Maria Aparecida de Paula, PUC/MG
21. Maria Aparecida Ferrari, Metodista/SP e ECA/USP
22. Maria do Carmo Reis, UFMG/MG
23. Marlene Marchiori, UEL/PR
24. Marta Martins, UEL/PR
25. Paulo Nassar, ECA/USP e ABERJE
26. Roberto Porto Simões, PUC/RS
27. Rudimar Baldissera, UFRGS/RS
28. Sidinéia Gomes Freitas, ECA/USP
29. Suzel Figueiredo, FAAP/SP
30. Valéria Castro, Cásper Líbero/SP e ECA/USP

divulgacao@aberje.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 4º semestre

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