
Por Rita Elisa Durigan
Jornal Propaganda & Marketing adota logotipo Propmark e reformula visual
Como um aniversariante que se produz para a própria festa, o Propaganda & Marketing apareceu com novo visual nas bancas e para os assinantes na semana de 21 de maio, quando completou 42 anos de existência. A extensa marca Propaganda & Marketing, adotada há mais de 20 anos por sugestão do publicitário Mauro Salles, deu lugar à abreviação já utilizada na internet, Propmark. A cor verde substituiu a azul, renovando o projeto gráfico. Houve alteração também na logotipia e a diagramação ganhou mais espaços em branco, deixando os textos mais leves e facilitando a leitura. Fotos maiores, que privilegiam closes, ficaram mais atraentes.
Na página da capa, a preocupação foi chamar a atenção para as principais notícias. “Normalmente o jornal fica dobrado ao meio e as informações que estão na metade de cima devem atrair os olhares”, afirma o diretor de design da FabraQuinteiro, Alberto Nagy. Por isso, além de valorizar a manchete com uma foto grande, foi criada uma linha acima do logotipo para a chamada mais importante.
A reformulação leva a assinatura da agência FabraQuinteiro, que trabalhou no projeto durante um ano e meio. “Fizemos uma viagem ao exterior já com os olhos programados para esse projeto de atualizar o Propaganda & Marketing e avaliamos vários jornais internacionais”, diz o sócio e diretor de criação da agência, Paschoal Fabra Neto. Uma extensa pesquisa mostrou ainda o que os leitores gostam de ver, “principalmente o público desse mercado, que é mais exigente e tem contato com o que há de melhor no mundo”, completa Fabra Neto. Uma releitura da teoria da evolução de Darwin foi criada como ícone para o novo projeto. “Significa que o jornal Propmark é um veículo que aborda todas mídias”, explica Fabra Neto.
A nova marca e a identidade visual foram levadas também para a internet, nos sites www.propmark.com.br e www.propmark.com.br/videocenter.
www.revistapropaganda.com.br
Postado por Laíza Bulhões, estudante do curso de Comunicação e Marketing da Unifacs - 2º semestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário