quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Visão do futuro através do design

Fábio Suzuki

Diretor da Philips mostra os trabalhos da companhia para se alinhar às inovações do mercado

Desvendar as formas dos produtos e serviços que serão utilizados daqui a 20 anos. Esse é o modelo de trabalho da Philips para estar sempre atualizada com as inovações constantes do mercado atual. Para isso, a multinacional holandesa iniciou há 12 anos o projeto 'Vision of the Future' para verificar as tendências de consumo nos próximos anos através dos hábitos das pessoas de hoje. O assunto foi abordado por Marco Bevolo, diretor de design da companhia, em sua apresentação denominada 'Relacionamentos com o design: novos focos de atenção'.

O primeiro passo da empresa foi entender o design através de disciplinas da área de humanas (sociologia, filosofia, antropologia, etc), método que possibilitou uma análise fundamentada e mais abrangente do segmento. Desde então, a Philips tem realizado estudos em diversas partes do mundo para compreender o comportamento das pessoas, além de colher a opinião de profissionais de peso em comunicação visual, cujos resultados norteiam o desenvolvimento de seus produtos. "Adotamos uma posição muito forte na área de previsão para saber o rumo tomado pelo mercado", analisa Bevolo.

Uma das iniciativas da companhia foi criar, em janeiro deste ano, um espaço no Second Life cuja finalidade é examinar os valores das pessoas nos próximos anos através de conversas entre os avatares. No último ano, a Philips realizou também o estudo 'city.people.light' em que entrevistou 15 renomados arquitetos e urbanistas e desenvolveu o modelo de uma cidade em 2017. Richard Rogers, um dos participantes, citou que Curitiba é atualmente o município mais próximo dessa tendência com várias qualidades a ser exemplo para o resto do mundo. "O papel desempenhada pelas mídias urbanas é muito importante, inclusive para as características arquitetônicas do local", comenta o diretor da Philips, ao citar as medidas da lei Cidade Limpa, em São Paulo.

Além dos projetos e estudos, a multinacional holandesa preza também pela comunicação com gigantes do mercado como Microsoft, Ford, Procter & Gamble e Nike com intuito de agregar tendências em diversos setores. "A raiz da nossa criatividade no futuro vem da capacidade de integrar diversas disciplinas", explica o diretor. Como exemplo dos trabalhos realizados pela Philips para antever o futuro, Bevolo mostrou uma imagem de um possível quarto em 2020, cuja cama acopla diversas tecnologias e o teto é uma tela gigante onde é possível ver filmes e jogar videogame. "Qualquer objeto pode se tornar ativo dependendo do seu design", define.


www.meioemensagem.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre.

Nenhum comentário: