quinta-feira, 22 de novembro de 2007

O LADO AVESSO DA COMUNICAÇÃO

Thaíla Correia
Making off da H2OH

O Programa Avesso mostra, desde 1999, os bastidores da comunicação, permitindo que os telespectadores/internautas conheçam esse ramo. De cunho independente, o programa, é dirigido pelos irmãos Rosaura e Dimas Pessetti, que fazem, juntos, a produção, edição, finalização, exibição e comercialização. O programa pode ser visto pelo site www.avesso.com.br, por universidades e mídia indoor que atuam em circuitos fechados. Tudo isso porque a TV Avesso é uma TV interativa, que permite ao internauta comentários, sugestões e ainda o envio de making off, exibido no site, após autorização de exibição, veiculação e inserção do filme pelo criador.

O programa tem duração de três minutos, é factual, com linguagem ágil e moderna. Entre os produzidos e exibidos são anunciados nomes como Unilever, HSBC, Pepsi e Visa. A produção é feita pela Pset Produções, que está sempre antenada em novas tecnologias e no futuro da comunicação. Além disso, a Pset criou modelo de negócio diferenciado, que permite produção e exibição gratuitas do produto.
Entre os parceiros estão o Portal iG, Fly TV, ACT! Canais Indoor, Voxnews, Aberje, Tudo COM, Mundo do Marketing, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Marketing.com, Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC), Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), You Tube, My Space e Ezzato. Com a popularização da internet, o Programa Avesso, baseado no fenômeno da Cauda Longa (venda para nichos, onde 20% de produtos faturam 80%) passou a ter um número maior de exibidores.

“Como o nosso conteúdo é distri-buído em locais em que há grande circulação de pessoas e em outros sites, não temos como precisar o número exato de pessoas atingidas, mas sabemos que atinge muitas pessoas”, disse a assessora de Imprensa da Pset Produções, Tatiana Santiago. Mesmo sem noção de audiência, hoje, os internautas/telespectadores têm resposta positiva, pois o programa mostra um lado pouco divulgado no país, além de ações de comunicação, disse Salgado.

Cerca de 30 pessoas fazem o programa, entre jornalistas, editores de imagem, produtores, videógrafos, etc. A produção começa no atendimento feito por publicitários, depois é feita a pauta, reunião de briefing, a gravação, edição e finalização. Os temas variam entre as grandes produções feitas pelos anunciantes, nas áreas de Comunicação, Esporte ou Cultura.

www.revistapronews.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

Nenhum comentário: