Compras online representaram um aumento de 40% em relação a 2006, revela relatório realizado pela e-bit em parceria com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico
11/03 - 14:36
O Brasil movimentou, em 2007, R$ 6,2 bilhões em compras realizadas no comércio eletrônico, o que representou um aumento de 40% em relação a 2006. Os dados são da 17ª edição do relatório WebShoppers, realizado pela e-bit, empresa especializada em informações e pesquisas sobre e-commerce.
Foram contabilizados 20,4 milhões de pedidos online, ante 14,8 milhões em relação ao ano anterior. No período analisado, 9,5 milhões de brasileiros fizeram ao menos um pedido via internet.
A média de compras ficou em R$ 302,00, sendo o Natal a época mais rentável, com média de R$ 308,00 por compra e faturamento de R$ 1,081 bilhão, um sexto do total. As cinco categorias de produtos que mais registraram compras foram, respectivamente, livros e assinaturas de revistas e jornais; informática; eletrônicos, saúde e beleza; e telefonia celular.
A pesquisa aponta que os consumidores já se sentem mais seguros em relação a transações bancárias e a acessos online aos bancos, com adesão, respectivamente, de 60% e 71% dos consultados. As projeções para 2008 são animadoras: prevê-se um aumento de 45% nas vendas do primeiro semestre em relação a 2007, passando de R4 2,6 bilhões a R$ 3,8 bi. O número de compradores, no ano, deve atingir a casa dos 10 milhões. O público feminino deverá ser o grande responsável pelo aumento.
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Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 3º semestre
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