Rede francesa quebra a hegemonia de sete anos mantida pelo Grupo Pão de Açúcar e fecha 2007 com um faturamento bruto total de R$ 19,26 bilhões
07/03 - 11:08
Depois de liderar o ranking nacional de supermercados por sete anos, o Grupo Pão de Açúcar perdeu o primeiro lugar para o Carrefour. De acordo com os dados revelados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) a multinacional francesa é, agora, a nova campeã do ranking brasileiro, tendo obtido um faturamento bruto de R$ 19,26 bilhões no ano passado. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira, 7, pelos principais jornais do País.
De acordo com os textos, a ultrapassagem do Carrefour teria sido propiciada por sua entrada no segmento do "atacarejo" após a aquisição da rede Atacadão, realizada no último ano. Pelos resultados divulgados, a rede francesa obteve um lucro líquido global de 2,3 bilhões de euros em 2007 - um valor 1,4% maior do que o conquistado em 2006.
Apesar de também ter investido no segmento atacadista com a aquisição da rede de supermercados Rossi, o faturamento do vice-líder Pão de Açúcar foi menor do que o do Carrefour, totalizando o montante de R$ 18,76 bilhões. Em terceiro lugar aparece a rede norte-americana Wal-Mart, com um faturamento de R$ 15 bilhões.
Somadas, as três redes detém cerca de 40% do mercado supermercadista nacional, índice que coloca o Brasil no curso da tendência de concentração desse segmento, que já acontece na Europa, onde os líderes controlam de 70% a 80% do mercado de supermercado e nos Estados Unidos, cujos campeões do ranking dispõem de 50% do total das lojas do país.
www.meioemensagem.com.br
Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 3º semestre
Nenhum comentário:
Postar um comentário