segunda-feira, 7 de abril de 2008

Empresas estão longe de adotar marketing do futuro

Pesquisa mostra que a maioria reconhece a necessidade de abraçar novos conceitos-chave de comunicação mas ainda não consegue implementá-los

Eliane Pereira

07/04 - 15:37

Apesar de cientes da importância de adotar conceitos como integração, interatividade, tecnologia, mensuração e branding, 77% das empresas brasileiras ainda estão longe ou muito longe de conseguir aplicá-los no dia a dia dos negócios. Esta é uma das principais conclusões de uma pesquisa conduzida pela Troiano Consultoria de Marca para o Grupo TV1, e que será apresentada esta tarde, em São Paulo, no evento Agenda do Futuro. "Nosso objetivo é provocar reflexão e ajudar o mercado e as empresas a lidar com esse novo momento", afirma Sérgio Motta Mello, presidente da TV1.

A pesquisa, realizada com os principais executivo de marketing de 60 empresas instaladas no Brasil (três quartos delas com mais de mil funcionários) mediu o grau de crença e de aplicação dessas companhias às cinco dimensões (integração, interatividade, tecnologia, mensuração e branding) consideradas essenciais para avaliar o grau de adequação de uma empresa às chamadas "práticas de ponta" em matéria de comunicação e marketing.

"O estudo mostra que só 10% das empresas brasileiras podem se considerar na vanguarda desse movimento. As que menos praticam as cinco dimensões são aquelas nas quais os executivos menos acreditam na importância desses itens", explica Troiano.

"A pesquisa é importante porque mostra que um número substancial de companhias admite que não está no nível que gostaria em questões relativas a comunicação e marketing. Parte da solução para esse problema é descobrir como se muda a estrutura de uma empresa para alcançar essas metas e responder aos novos desafios do mercado", completa Don Schultz, uma das maiores autoridades mundiais do marketing e pioneiro no conceito de comunicação integrada. O acadêmico, que é professor da Northwestern University veio ao Brasil para participar do evento promovido pela TV1.

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Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 3º semestre

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