segunda-feira, 7 de abril de 2008

Isobar altera postos executivos no Brasil

Abel Reis, ex-vice-presidente de tecnologia e projetos, assume a presidência da AgênciaClick

Alexandre Zaghi Lemos

07/04 - 16:08

Para suportar o pretendido crescimento da rede pela América Latina, a Isobar está alterando alguns de seus postos executivos no Brasil. O grupo inglês fincou pés no país em fevereiro de 2007, a partir da inforporação da AgênciaClick, negócio avaliado em US$ 50 milhões.

A principal mudança é a transferência da presidência da AgênciaClick para Abel Reis, até então vice-presidente de tecnologia e projetos. Reis acumulará ainda a função de COO (chief operations officer). Com isso, Pedro Cabral se mantém como CEO (chief executive officer) da AgênciaClick e passa a se dedicar mais à presidência da Isobar para a América Latina.

Com isso, a estrutura de comando da AgênciaClick fica dividida entre Cabral, Reis e dois outros executivos: Ana Maria Nubié (vice-presidente de atendimento) e Raphael Vasconcellos (ciretor-executivo de criação). Cabral, Reis e Nubié são fundadores da Midialog, que nasceu em 1992 e deu origem à AgênciaClick em 1999.

Na operação da Isobar para a América Latina, Cabral conta com outros três vice-presidentes: Claudia Colaferro (estratégias junto ao consumidor), Ricardo Figueira (criação) e Guilherme Saccomani (financeiro).

O aumento da operação latina da Isobar inclui plano de atuar também com uma agência de publicidade no mercado brasileiro. Conduzidas por Cabral, estão adiantadas as tratativas com a Age, dos sócios Ana Lucia Serra e Carlos Domingos. A empresa se encaixa nas necessidades da Isobar, que deseja uma agência que tenha "postura digital", nas palavras de Cabral.

No início de suas operações, em 1999, a Age chegou a absorver a equipe da Urbana, agência online de Daniel Brum e Pedro Mozart que posteriormente voltou à vida independente. Depois disso, sempre contou com profissionais interativos entre seus diretores, como Elisa Calvo, que ficou sete anos na casa antes de seguir para a Y&R, em 2007, e João Binda, recrutado no ano passado da AgênciaClick e atual responsável pela área na Age.

De seu lançamento até 2004, a Age teve entre seus sócios o grupo francês Havas. No fim de 2003, Tomás Lorente, um de seus fundadores, deixou a agência. Atualmente, a Age mantém uma equipe de cerca de 60 profissionais dedicados ao atendimento de clientes como Adria, Del Valle, Olla, Shopping Parque D. Pedro e Ultragaz. A agência não tem se limitado ao desenvolvimento de campanhas publicitárias e interativas, atuando também nas áreas de promoção, relacionamento e ações de ponto-de-venda.

"Não queremos uma empresa que tenha simplesmente um departamento interativo, mas sim que seja comandada por profissionais que tenham cabeça digital. Se tudo correr bem, até o começo do próximo ano devemos concretizar essa aquisição", revelou Pedro Cabral, em entrevista publicada por Meio & Mensagem em setembro (veja aqui). Visto como estratégico para a presença da Isobar na América Latina, o Brasil deve ser palco, além da negociação com a Age, de pelo menos outros dois movimentos nos próximos meses: a aquisição da MídiaClick, não incluída no acordo de compra da AgênciaClick no ano passado, e a chegada da iProspect, uma das principais empresas internacionais de search marketing (especializada em links patrocinados).

Desde 2003, a Isobar tem adquirido algumas das melhores agências digitais do mundo, como a sueca Farfar, as inglesas Glue e Marvellous e as norte-americanas Molecular e iProspect, além da brasileira AgênciaClick. Geralmente a rede compra 100% das ações, mas mantém as marcas originais das empresas.

www.meioemensagem.com.br

Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 3º semestre

Nenhum comentário: