terça-feira, 8 de abril de 2008

Nestlé vende Alcon e pode investir na L'Oreal

Objetivo da líder global do setor de alimentos é expandir operações nas áreas de estilo de vida e de alimentos saudáveis

Cibele Santos

07/04 - 16:04

A maior empresa alimentícia do mundo, Nestlé SA, anunciou nesta segunda-feira 7 o que poderá se tornar a maior transação da história corporativa da Suíça: a venda da sua fatia de 77% na norte-americana Alcon Inc., fabricante das lentes de contato Opti-Free e líder global dos produtos oftalmológicos, ao grupo farmacêutico Novartis AG.

Segundo as agências internacionais de notícias, o acordo envolve duas etapas. A Novartis pagará imediatamente à Nestlé 7 bilhões de euros (US$ 11 bilhões) por 25% da Alcon, e manterá o direito exclusivo de adquirir os 52% restantes entre janeiro de 2010 e julho de 2011, por mais 17,8 bilhões de euros (US$ 28 bilhões).

A Nestlé declarou que o dinheiro resultante da venda será aplicado na redução da sua carga de débito, na recompra de suas ações no mercado e na aquisição de empresas fabricantes de "alimentos saudáveis e produtos relacionados a estilo de vida".

Para os analistas internacionais, um dos alvos prioritários de aquisição será a líder mundial do setor de cosméticos, L'Oreal SA, da qual a Nestlé, juntamente com Liliane Bettencourt (herdeira do fundador da empresa, de 85 anos) já detém cerca de 30% das ações. Isso não poderá, no entanto, acontecer antes de abril de 2009, data do vencimento de um contrato entre as duas companhias que impede mudanças do capital acionário (cláusula que seria invalidada no caso da morte de Liliane). Em joint venture com a L'Oreal, a Nestlé opera atualmente a Galderma (fabricante de remédios dermatológicos) e a Inneov (produtos nutricionais naturais para pele e cabelos).

A divulgação das notícias se refletiu no valor das ações das quatro empresas. As da Nestlé aumentaram hoje 2,4%, para 424 francos suíços (US$ 516,45); as da Alcon avançaram 3,6%, para US$ 148,44; as da Novartis caíram 1,9%, para 51,40 francos (US$ 50,77); e as da L'Oreal se valorizaram em 2,1%, para 83,17 euros, elevando o valor de mercado da companhia sediada em Paris para 50,8 bilhões de euros (US$ 80 bilhões).

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Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 3º semestre

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