Levantamento avalia importância e prestígio das marcas para o consumidor brasileiro
Mariana Ditolvo
A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) divulgou nesta terça-feira, 11, durante o Fórum Internacional ABA Branding, em São Paulo, os resultados da 4ª edição da pesquisa ABA/Top Brands. Realizado em parceria com a Top Brands Consultoria e Gestão de Marcas, o levantamento avalia a importância e o prestígio das marcas para o consumidor brasileiro em diversas categorias de produtos e serviços.De volta entre as pesquisadas, a categoria Sabão em Pó teve a liderança absoluta de Omo confirmada: 88% dos entrevistados citaram a marca em primeiro lugar contra apenas 2% da segunda colocada Ace. No setor de refrigerantes, a Coca-Cola também se manteve líder com 70% de Top of Mind enquanto o Guaraná Antarctica apareceu com 16%. "A Antarctica apresenta sintoma de envelhecimento, sendo pouco mencionada entre os consumidores mais jovens", analisa Marcos Machado, sócio diretor da Top Brands. "Mas preocupante mesmo é a situação da Pepsi, que vem sofrendo ameaça da Dolly pelo quarto lugar", comenta.
Entre as cervejas, Skol foi a mais lembrada como em 2006 com 38% de Top of Mind. O destaque da categoria, no entanto, ficou para a Itaipava que, com modestos investimentos em publicidade e favorecida pelo boca a boca, apresentou desempenho superior aos de Sol e Nova Schin.
No total, 17 categorias foram pesquisadas e 1.420 consumidores, ouvidos sobre grau de satisfação e intenção de recompra de cada uma das marcas avaliadas. "Além de avaliar a lembrança, o estudo permite uma análise mais profunda da real força das marcas em suas categorias", diz Machado. "A pesquisa permite às empresas direcionarem suas ações de acordo com a opinião dos consumidores", acredita o executivo. No evento, que se encerra nesta quarta-feira, dia 12, estão sendo realizadas palestras sobre construção de marcas e apresentados cases de sucesso nacional e internacional.
www.meioemensagem.com.br
Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário