sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Microsoft compra participação no Facebook

Ao pagar um ágio considerado exorbitante pela rede social, Bill Gates entra forte num dos mais promissores segmentos da propaganda online

Cibele Santos

Na quarta-feira 24, a gigante Microsoft e a rede social Facebook anunciaram um acordo de US$ 240 milhões que dará à empresa de Bill Gates 1,6% do site de relacionamento fundado em 2004 pelo então estudante de Harvard Mark Zuckerberg, hoje com 23 anos.

A transação atribui ao Facebook um valor de mercado de US$ 15 bilhões, considerado "monumental" por analistas do mercado. Estes dizem que o alto prêmio pago pela Microsoft foi uma medida defensiva, para impedir possíveis contra-ofertas de rivais como Google e Yahoo, além de mostrar claramente a intenção de aumentar sua fatia no bilionário mercado de propaganda online.

15 motivos
Para a BBC News, há "15 possíveis razões" para o acordo e o interesse dos anunciantes. Elas são:

- a rede Facebook se tornou viral nos últimos 12 meses, com mais de 50 milhões de usuários globais e um crescimento mais acelerado do que o da grande rival MySpace (ver tabela abaixo). O Facebook diz que adiciona 200 mil novos usuários por dia.

- o usuário médio passa 3,5 horas por mês no Facebook - mais do que a média do MySpace.

- o Facebook é o atual "queridinho" da Web 2.0 - popular tanto entre os usuários comuns quanto os fãs de tecnologia.

- pesquisas dos EUA revelam que os usuários do Facebook vêm de lares mais abonados e com maior tendência a frequentar universidades do que os do MySpace.

- o investimento da Microsoft torna a empresa um player importante no florescente mercado de "propaganda social". Os perfis das redes sociais estão cheios de dados pessoais fornecidos voluntariamente pelos usuários, o que é muito útil na propaganda de target preciso.

- 60% dos usuários do Facebook estão fora dos EUA - portanto, o investimento da Microsoft compra acesso à audiência global de forma rápida e simples.

- o Facebook é a "nova web": a decisão de abrir a rede a desenvolvedores externos a tornou fonte de muitas utilizações, como mensagens, fotos e vídeos.

- todas os grandes fornecedores de conteúdo presentes na web estão trabalhando em alguma aplicação para o Facebook, ou já lançaram algumas - do Google à BBC.

- segundo pesquisas do Reino Unido, 233 milhões de horas de trabalho são perdidas mensalmente devido ao interesse dos usuários pelas redes sociais. Agora, os anunciantes pode atingir as pessoas em seus próprios escritórios.

- a abertura do Facebook está atraindo uma avalanche de desenvolvedores talentosos que lançam rapidamente suas próprias aplicações a milhões de usuários.

- as mensagens no Facebook são um novo tipo de email. Ninguém gosta de junk mail, mas na rede todas mensagens vêm de amigos.

- as atualizações constantes no Facebook se tornaram a forma mais fácil de contar aos amigos sobre atividades e sentimentos de cada momento.

- o Facebook está cheio de aplicações de jogos como Pirates, Zombies, Super Wall e Top Friends, que tornaram a rede um local tanto para jogar como para se comunicar.

- o Facebook é a "face aceitável" dos blogs - o usuário expõe a vida pessoal e a personalidade sem ser considerado um "blogueiro" (que geralmente carrega o estigma de chato).

- a Microsoft e a Google estavam disputando uma fatia do Facebook, e as duas têm bolsos fundos. Para alguns analistas, a guerra não era apenas comercial, mas também pessoal.


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Postado por Laíza Bulhões, estudante da Unifacs do curso de Comunicação e Marketing - 2º semestre

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